Campanha oportunista da Jovem Pan causa revolta por abordagem bizarra e sem noção
Campanha #MinhaÚltimaMúsica pedia ao público para compartilhar qual seria a sua última música pedida antes de morrer
O dia 17 de maio (vulgo hoje) é o Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. A data é sempre usada para ressaltar como os números de crimes e violência contra a comunidade LGBTQ ainda são altíssimos, além de outras pautas e prol da igualdade.
Muitas marcas e empresas aproveitam a data para passar uma mensagem de inclusão e, principalmente, para ajudar na disseminação do respeito entre o seu público. Mas a campanha veiculada pela rádio Jovem Pan causou polêmica por ser, no mínimo, de péssimo gosto.
A rádio organizou uma ação com a tag #MinhaÚltimaMúsica que, basicamente, convida o público a compartilhar qual seria a sua última música a ser ouvida antes de morrer caso fosse vítima de homofobia.
https://twitter.com/radiojovempan/status/997132130785284096
A legenda da campanha postada no Facebook ainda explica: “Para falar dos números crescentes de violência contra #LGBTQ no Brasil convidamos todos vocês à se colocarem dentro desta triste estatística, manifestando qual seria#MinhaUltimaMusica. Mande sua mensagem, participe e ajude a chamar a atenção para o tema.”
Não demorou para que as críticas surgissem, afinal, se a intenção em alertar sobre os números de homicídios na comunidade LGBTQ é válida, a forma como isso foi feito passou longe do bom senso.
eu realmente queria entender qual foi o raciocinio da jovem pan de ir de
"po a galera lgbt+ é vitima de inumeros crimes de odio…"
pra
"qual sera que seria a ultima musica que eles ouviriam antes de serem espancados ate a morte por serem lgbt+? comentem galera *_*"
— gui (@taleofcinema) May 17, 2018
https://twitter.com/LucasAtende/status/997158539482353666
a jovem pan apagou o tweet mas felizmente estamos aqui para relembrar que a causa lgbt não é motivo para promover uma marca. não se esqueçam: lgbtfobia é assunto sério. a gente vive no país que mais mata lgbts NO MUNDO e usar isso como ação de marketing é simplesmente IDIOTA, ok? pic.twitter.com/oaoiWVcwP0
— PAIVA (@paiva) May 17, 2018
Ao longo do dia e como parte da campanha, a Jovem Pan chamou diversos artistas representantes da comunidade LGBTQ em sua programação. Mas né, fica aí mais uma lição do que JAMAIS fazer em uma ação.
[ATUALIZAÇÃO] Alteramos o título desse post de acordo com sugestão do leitor @davidmurad
, já que o anterior não fazia jus ao “conceito” da campanha.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.