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The New York Times faz anúncio pedindo para que leitores procurem por mais jornais (menos a Fox News, é claro)

Ação publicitária é parte de campanha feita pela UNESCO para comemorar o Dia Mundial da Liberdade da Imprensa

por Pedro Strazza
Capa - The New York Times faz anúncio pedindo para que leitores procurem por mais jornais (menos a Fox News, é claro)
Imagem: NEW YORK – JULY 23: Copies of the New York Times sit for sale in a rack July 23, 2008 in New York City. The New York broadsheet announced it posted an 82 percent decline in second quarter profits as compared to last year. It also announced it would raise its newsstand price 25 cents to a $1.50. (Photo by Mario Tama/Getty Images)

O The New York Times publicou na edição de hoje de seu jornal um anúncio de página inteira pedindo que os seus fiéis leitores leiam, ouçam e assistam outros veículos jornalísticos além dele. A ação é parte da campanha do Dia Mundial da Liberdade da Imprensa promovido pela UNESCO, um movimento em que diversos entidades da imprensa se unem para mostrar aos leitores a importância do ecossistema de notícias na reportagem e debate dos fatos. É o que diz o mote, inclusive: “Leia mais. Ouça mais. Entenda mais. Tudo começa com a imprensa livre.”.

Até aí tudo bem, muito bacana o esforço e tudo que o cerca, mas no caso do The New York Times surgiu uma peculiaridade um tanto engraçada no anúncio. Apesar do jornal ter de fato seguido à risca a ideia de pedir para que se leia de tudo – incluindo aí o The National Review, tradicional veículo conservador da indústria midiática estadunidense – a Fox News não é recomendada como item de leitura pelo veículo. Vê se você encontra o canal na reprodução do anúncio abaixo:

É um tanto bizarra a ausência. Não dá pra dizer que o jornal foi preconceituoso com canais de TV (a MSNBC e a CNN são mencionadas) ou com os meios de direita (de novo, o National Review está presente), mas o anúncio mesmo assim dá aquela ignorada básica no veículo que é dos mais radicais em seus posicionamentos conservadores.

Há uma explicação razoável que explica esta ausência em específico, porém. Por ser uma campanha da UNESCO, a ação envolve a recomendação de todos as organizações jornalísticas que toparam participar da comemoração, e a Fox News simplesmente não resolveu participar da peça. A empresa inclusive não é citada na página com todos os 36 veículos alinhados com a campanha, como você pode ver aqui

.

Fica a dúvida, porém, do que diabos fez a Fox e seus executivos não quererem participar do projeto da UNESCO, ainda mais porque todos os outros principais jornais estadunidenses toparam entrar de cabeça no projeto – algo que por sua vez só deixa mais engraçado a “pontada” acidental dada pelo The New York Times

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