Cambridge Analytica: Twitter confirma que vendeu dados de usuários para a empresa
Negociações, porém, não teriam violado nenhuma política de privacidade da plataforma
Depois de toda a repercussão do caso “Cambridge Analytica e Facebook“, agora é a vez do Twitter falar sobre sua relação com a empresa, e assumir que também vendeu informações de usuários à empresa.
Segundo o Sunday Telegraph, a negociação não foi direta e aconteceu em 2015, mas sim por intermédio da Global Software Resources (GSR), mais uma empresa de Aleksandr Kogan. A GSR teria pago por apenas um dia de acesso à base de dados do Twitter, o que segundo eles seria o suficiente para coletar informações dos usuários vindas apenas de tweets públicos.
Em comunicado, o Twitter confirmou a informação: “O Twitter também tomou a decisão política de excluir publicidade de todas as contas de propriedade, ou operadas pela Cambridge Analytica. Essa decisão é baseada em nossa determinação de que a Cambridge Analytica opera usando um modelo de negócios que conflita intrinsecamente com práticas comerciais aceitáveis do Twitter Ads
“.
Segundo Kogan, os dados obtidos da plataforma foram usados para criar relatórios repassados a marcas e também para pesquisar quais novas ferramentas de extensão seriam interessantes para a rede social. Nos dois casos, nenhuma política de privacidade do Twitter teria sido violada, principalmente porque as informações foram coletadas de tweets públicos.
Apesar de parecer tudo feito “dentro dos conformes”, um representante da Cambridge Analytica disse que a empresa usou o Twitter para fazer publicidade política, assim como no Facebook, mas que o projeto com a GSR nunca foi empreendido.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.