“#CaleOPreconceito”: time feminino do Corinthians usa camisa especial contra o machismo
Ação procura incentivar empresas a patrocinarem o time feminino
Há muitas formas de combater o preconceito. Uma delas é destacar pensamentos e comportamentos que refletem o preconceito em questão a fim de enfatizar o quanto eles estão errados. E foi essa a estratégia escolhida pelo time feminino do Corinthians para questionar a falta de incentivo ao futebol feminino brasileiro.
Desenvolvida pela agência Y&R, a campanha #CaleOPreconceito traz as jogadoras entrando em campo com uma camisa especial que expõe a falta de incentivo e patrocínio ao futebol feminino. A camisa estampará frases machistas reais retiradas da internet, como “Futebol feminino só vai ser bom quando acabar“.
“São frases verídicas, situações que já vivemos. A gente espera que sirva de exemplo para outros clubes e que ações como essa aconteçam mais e mais“, afirma Grazi, atleta do Corinthians.
Atualmente, apenas 2,7% da cobertura de mídia é destinada ao esporte feminino, contra 97% do espaço ocupado pelos homens. Além disso, em 2017, a Premiação do Campeonato Brasileiro foi dividida em R$ 17 milhões para o masculino e apenas R$ 120 mil para o feminino, valor 141 vezes menor.
Embora a luta por reconhecimento e espaço sejam reais, a falta de patrocínio é o que tem levado times de grande expressão a cessarem completamente suas atividades por falta de apoio.
Por isso, um dos propósitos da ação é convidar empresas a se unirem à causa e calarem o preconceito ao cobrirem as frases de ódio estampadas na camisa ao se tornarem patrocinadoras do time.
As ações acontecerão durante a rodada feminina: no jogo de estreia do time no Campeonato Brasileiro hoje, quarta-feira (25), às 17h30, contra o São Francisco na Arena Corinthians, e depois na partida do sábado (28), às 15h, contra o Taubaté pelo Paulistão.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.