Inteligência Artificial cria animação dos “Flinstones” a partir de algumas linhas de texto
Com apenas algumas linhas, um sistema de IA se aproximou um pouco mais do universo de animação
O dia em que sistemas de inteligência artificial tomem peçam sua própria divisão dentro da Pixar pode estar chegando. Em passos lentos, mas chegando. Pesquisadores da Universidade Cornell, de Nova Iorque, criaram um sistema de IA chamado “CRAFT” (Composition, Retrieval, and Fusion Network), capaz de produzir automaticamente cenas de animação com base em descrições simples de texto. Para testar, a equipe utilizou cenas do desenho “Os Flinstones”, que esteve no ar de 1960 a 1966.
O sistema de IA cria as cenas de forma automática a partir das descrições de cena,mas sua produção é bastante limitada até agora. O time treinou a CRAFT para reconhecer elementos básicos do desenho animado. A inteligência foi alimentada com mais de 25.000 clipes de três segundos. Cada um deles continha referências escritas do que acontecia em tela. A partir dessas informações, o sistema foi capaz de criar cenas específicas, como mostra o vídeo.
É impossível dizer que as animações são de qualidade. Mas, como todo artista em início de carreira, o futuro da CRAFT pode ser promissor. O estilo de desenho contribuiu para o sucesso do sistema, já que é um clássico da Hanna-Barbera, com poucos movimentos e fundo estático. O real desafio seria conseguir trazer resultados melhores em animações mais dinâmicas.
De qualquer forma, a notícia entra para uma longa lista de feitos atuais da IA, como recriar obras clássicas, localizar crateras na lua e verificar sua reputação online. Ao mesmo tempo em que é empolgante ver sistemas de inteligência artificial integrados em diferentes campos, como a animação, esse tipo de avanço sempre traz a sombra das consequências conhecidas: corte de empregos, banalização da profissão, exterminador do futuro
, entre outros.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.