Na esteira do sucesso de seu primeiro ano, Sessão Vitrine Petrobrás anuncia os lançamentos de 2018 • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Na esteira do sucesso de seu primeiro ano, Sessão Vitrine Petrobrás anuncia os lançamentos de 2018

“Era Uma Vez Brasília” e “Tinta Bruta” estão entre os filmes previstos para serem lançados pelo projeto, que busca ampliar o acesso do público ao cinema brasileiro contemporâneo

por Pedro Strazza

Desde sua fundação em 2010, a Vitrine Filmes tenta aumentar a disseminação do cinema brasileiro no disputado circuito comercial de salas e exibidoras. Foi desta vontade que em 2011 surgiu a ideia da Sessão Vitrine, projeto coletivo que buscava expandir o alcance de público da produção independente do país a novas regiões do território. Entre os filmes lançados sob a iniciativa estavam os primeiros longa-metragens de cineastas hoje celebrados no meio como Kléber Mendonça Filho e Gabriel Mascaro, que depois fariam sucesso no mercado respectivamente com as obras “Aquarius” e “Boi Néon”.

Foi só no ano passado, porém, que o projeto de fato decolou com o auxílio da Petrobrás. A agora renomeada Sessão Vitrine Petrobrás em 2017 aumentou o circuito de exibição e as condições para aumentar o acesso do público a trabalhos pequenos e mais experimentais do cinema brasileiro, expandindo para o número de 24 a quantidade de cidades participantes e passando a sediar múltiplas pré-estreias e sessões com debate dos filmes integrantes. O grande diferencial foi o preço do ingresso, que nas exibições dos filmes patrocinados pelo projeto passaram a ter o valor máximo de doze reais.

O programa deu muito certo, e em um cenário onde filmes brasileiros pequenos sofrem para conseguir chegar à marca de 3.000 espectadores a Vitrine e a Petrobrás conseguiram obter uma média de público de 6.000 pagantes por produção.

É neste clima feliz e de bons resultados que as duas empresas sediaram hoje em São Paulo uma coletiva de imprensa para anunciar os seus lançamentos de 2018, visando acima de tudo passar a certeza de que o Sessão Vitrine Petrobrás está dando certo mesmo em meio a um momento político e econômico difícil do país. O evento reuniu a criadora (e dona da distribuidora) Silvia Cruz e a curadora Talita Arruda com representantes da Petrobrás e os cineastas responsáveis pelas próximas produções previstas no calendário do projeto.

Mas quais são estes filmes? Além de confirmar que o programa deixará de ter uma agenda quinzenal para ser mensal (afim de concentrar esforços e potencializar os números), Cruz e Arruda confirmaram hoje que os longas a serem lançados pela Sessão Vitrine Petrobrás em 2018 são “Severina”, de Felipe Hirsch e a ser lançado esta semana; “Todos os Paulos do Mundo”, documentário sobre o ator Paulo José que será exibido em maio; “Baronesa”, sensação do Festival de Tiradentes do ano passado que passa em junho; “Era Uma Vez Brasília”, esperado novo longa de Adirley Queirós (“Branco Sai, Preto Fica”) que estreia em julho; “Unicórnio”, ficção de Eduardo Nunes que passa em agosto; “Camocim”, produção de Quentim Delaroche que chega em setembro; e “Tinta Bruta”, obra premiada no Festival de Berlim que estreia em novembro nos cinemas brasileiros.

Todas estas sete produções tiveram a distribuição assegurada pela Vitrine e a Petrobrás, que já estão conversando com os cineastas sobre as melhores maneiras de aumentar a divulgação de seus trabalhos na mídia e nas redes sociais. A ideia é potencializar o público dos filmes através de ações criativas, uma estratégia utilizada ao longo do ano passado pelas empresas e que gerou ótimos resultados. Grandes exemplos são o “Divinas Divas” de Leandra Leal, por exemplo, que foi lançado no mês que sedia a celebradíssima Parada do Orgulho LGBT em São Paulo, e “As Duas Irenes” de Fabio Meira, que contou com ações em canais adolescentes em diferentes mídias para chegar ao seu público-alvo. No caso do primeiro, a iniciativa deu muito certo: o documentário de Leal sobre a primeira geração de artistas travestis no Brasil alcançou a marca impressionante de 38.000 espectadores em sua passagem pelas salas do circuito exibidor.

Do lado dos cineastas convidados, o projeto só recebeu elogios. “Nunca imaginei que meu filme fosse estrear em 24 cidades, é um prazer fazer parte do projeto” disse Juliana Antunes, cujo “Baronesa” partiu como trabalho do fim de faculdade para ganhar todas as atenções em Tiradentes e que agora deve passar por um grande circuito de sessões com debate para ajudar na divulgação. Já para Marcio Reolon, um dos responsáveis por “Tinta Bruta”, é “um privilégio ter nosso filme participando sob essa curadoria, sabendo que ele está sendo bem cuidado e bem pensado”. De acordo com Silvia Cruz, a divulgação do longa vencedor dos prêmios de melhor filme pela CICAE (Confederação Internacional de Cinema de Arte e Ensaio) e do Teddy (destinado a produções de temática LGBT) em Berlim deve passar muito pela área musical, com a rica trilha sonora sendo divulgada algumas semanas antes no Spotify

.

Para a Petrobrás, a Sessão Vitrine Petrobrás é uma forma de contemplar a ampla diversidade do cinema brasileiro contemporâneo. Representando a empresa no evento, a integrante da gerência de atendimento regional em São Paulo Carolina Cruz afirmou que por essa ação a marca reconhece “uma forma concreta de contribuir com a democratização do acesso do público às obras, possibilitando que as plateias descubram novos realizadores e permitindo que o público amplie seu interesse pelo cinema brasileiro”.

A Vitrine Filmes também divulgou a nova vinheta da Sessão Vitrine Petrobrás, que será exibida antes do início das exibições dos filmes participantes deste ano. Confira abaixo.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Redd F on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro