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Comercial de smartphone radical da HTC é banido no Reino Unido

Vídeo teria vendido falsas informações ao deixar implícito que celular funcionava debaixo d'água

por Pedro Strazza

Não parece, mas muita criatividade às vezes também pode dar ruim. Tome por exemplo a HTC, companhia telefônica que enfrentou uma pequena polêmica no Reino Unido recentemente ao ver um dos comerciais de seus smartphones ser banido pela agência regulatória do país por deixar subentendido uma falsa qualidade do aparelho.

O celular envolvido no caso é o HTC-U11, modelo lançado em julho do ano passado que foi divulgado pela empresa num comercial envolvendo o medalhista olímpico Tom Daley. A peça mostrava o saltador especialista em saltos de plataforma de 10 metros testando o novo modo de selfies do modelo (que podem ser tiradas “apertando” o aparelho, como uma esponja um pouco mais rígida) em diversas performances de seu esporte, com o diferencial dele  se fotografando no meio dos saltos que ele realiza rotineiramente.

O comercial, que você pode conferir no começo deste post, foi pouco tempo depois denunciado à Advertising Standards Authority (ASA), a agência auto-regulatória da indústria publicitária britânica. O motivo da notificação? A alegação indicava que a peça “enganava o consumidor ao deixar implícito que o produto funcionaria em uma piscina com água com cloro”.

Ainda que muito inusitada, a observação faz muito sentido. Apesar da HTC não mostrar o esportista aterrissando na piscina e colocar um disclaimer

no fim do vídeo avisando o espectador para “Não tentar esta façanha, Tom é um profissional”, o comercial não deixa de criar um link entre os atributos do modelo e o meio aquático, colocando nas entrelinhas (mesmo sem querer) que o seu aparelho poderia funcionar embaixo d’água.

A empresa chegou a responder na época que o comercial mostrava Daley batendo na água com os pés e que o saltador teria segurado o celular em uma posição acima da cabeça para que o aparelho não submergisse mais que um metro (o índice de resistência alcançado pelo U11 oficialmente), mas isso não ajudou muito no seu caso. A ASA julgou o comercial como enganoso e decidiu por bani-lo de todas as plataformas no Reino Unido, alegando que os avisos veiculados na peça eram “ineficazes” e considerando improvável que o usuário comum “conseguiria evitar que o celular submergisse à uma profundidade maior que a classificada ao tentar um feito similar”.

Como o vídeo no início deste post bem atenta, o comercial da HTC ainda está disponível para ser assistido em algumas plataformas internacionais da empresa, mas já foi deletada da maioria de suas contas nas redes sociais ao redor do mundo.

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