Proxxima 2007: Encerramento
Pelo que se ouviu nos corredores, foram dois dias sem grandes novidades para maioria das pessoas que estiveram no Proxxima 2007 – Encontro Internacional de Comunicação Digital. Apesar disso, foi importante para afirmar aspectos que já vem sendo ditos há algum tempo, mas ainda tratados com descrédito por muitos.
O encerramento do evento, com o pessoal do Update Or Die (Wagner Brenner, Fabiano, Paula Rizzo, Bruno Altieri, Neto), mais o Michel Lent, Bruna do Sedentário & Hiperativo e com moderação do Marcelo Tas, foi bem dinâmico. Um debate com pessoas que estão vivendo isso de perto e com muita coisa pra contar, ao contrário de algumas palestras entediantes que passaram por lá, e pior, que ficaram longe do que eu imaginava de um encontro como esse. Da próxima vez, talvez seja melhor pensar em mais camisetas e menos gravatas.
De qualquer maneira, o Proxxima foi excelente para mostrar pra muita gente que esse “pessoal de internet”, esse “pessoal dos blogs” por aí, não estão falando besteira. Alguns pontos que resumem tudo o que foi falado:
– Pessoas conectadas em tudo ao mesmo tempo.
– Consumo de mídia se alterou dramaticamente.
– Não existe mais controle da informação.
– Conteúdo se libertou do tempo, lugar e espaço.
– Rejeição a propaganda que representa uma interrupção, jovens principalmente.
– Só mídia tradicional não é mais suficiente. Tiro de canhão não funciona mais.
– Long Tail.
– Necessidade de criar experiências, falar de igual pra igual e engajar o consumidor.
– Relevância e contexto.
– Agências querem fazer, mas ainda estão aprendendo como.
– Apesar de tudo, investimentos desequilibrados. Dinheiro do cliente jogado fora.
– Contestação do custos milionários de produção e veiculação.
– Convergência.
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