Apenas as melhores idéias vencem • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Apenas as melhores idéias vencem

por Carlos Merigo

Ontem, durante um workshop de criação ministrado por Paulo André Bione, diretor de criação da QG Comunicação, uma agência do grupo Talent, vi um filme genial que mostra muito bem como é o dia a dia numa agência de publicidade.

Paulo exibiu um vídeo chamado “The Idea”, criado pelos Irmãos Perlorian da Ogilvy de Toronto para o Festival Bessies. É uma paródia de como uma idéia nasce e todo o processo pelo qual ela passa até finalmente chegar nas ruas.

Primeiro temos a dupla de criação se matando para ter uma idéia, uma verdadeira boa idéia. Eles pensam, conversam, pensam mais um pouco, até que finalmente um deles tem uma luz. Com a idéia na cabeça, vem o parto, e como sabemos, parir uma idéia é sempre um grande trabalho.

Mas depois de muito esforço, ela nasce. Lá está a tão sonhada idéia, no seu estado mais puro, da forma como foi pensada originalmente, branquinha, incólume.

Porém, como também sabemos, isso não dura muito tempo. A dupla de criação vai entusiasmada mostrar a idéia para o diretor de criação e, como quem acredita em Papai Noel, acham que ele vai aprovar aquela coisa sensacional de primeira.

Mas isso nunca acontece. O diretor de criação praticamente mata a idéia, dá seus palpites, mete o bedelho e a modifica até que ela se adeque ao seu gosto. A idéia tão pura inicialmente já começa a se deformar, e como é ele quem manda, não tem jeito.

O próximo passo é o temível cliente. Você leva aquela idéia, anteriormente já modificada pelo diretor de criação, e mais duas opções para que o dono do dinheiro tenha escolha, lógico. Sem falar muita coisa e nem dar argumento plausível, o cliente descarta idéias e com muito custo uma consegue sobreviver às inúmeras modificações e regrinhas impostas.

Agora é chegado o processo de pesquisa. A idéia é colocada em experimento diretamente com alguns representantes do público-alvo. Mais uma vez a idéia vai sendo modificada, incorporando as conclusões definidas na pesquisa.

Finalmente a idéia, já irreconhecível, vai para as ruas fazer o seu trabalho. A dupla de criação, sabe que não há jeito, terão que se contentar com isso mesmo. Independente do seu desempenho, a idéia é então inscrita em festivais de publicidade pelo mundo afora. Bom, o resultado final você descobrirá assistindo a esse bem-humorado e verdadeiro filme.

Claro que a gente dá risada da situação, mas é realmente o que acontece em uma agência de publicidade. São as regras do jogo, submeter uma idéia a tudo e a todos. Mas vale dizer que aqueles que confiaram na criação até hoje não se arrependeram.

Clique aqui (botão direito – Salvar destino como…) para fazer o download do filme em formato .MOV. O arquivo tem 9.90 MB. Lembrando que é preciso o QuickTime para assistir o vídeo.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro