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SoundCloud celebra talento de seus artistas em primeira campanha publicitária

Série de vídeos resgata carreiras de artistas que iniciaram sua história na plataforma

por Ana Roza

O SoundCloud existe desde 2007. Desde sua fundação, abre espaço para celebrar o talento, seja bruto ou não, de artistas ao redor do mundo. Agora, sua primeira campanha resgata esses valores e apresenta para o público alguns de seus maiores criadores. A campanha “First on SoundCloud” será lançada ao longo de três meses e apresentará dez artistas que iniciaram suas carreiras pelo site. O número é simbólico, já que a companhia está celebrando, também, os 10 milhões de usuários que acompanham sua plataforma mensalmente.

“A ideia para a campanha veio da missão central do SoundCloud, que é capacitar criadores e fornecer as ferramentas necessárias para atingir um público-alvo, inspirar fãs e, em última análise, construir uma carreira diretamente a partir da plataforma.” afirma Kerry Trainor, CEO da empresa.

Para Trainor, a campanha aborda a inspiração máxima da marca, que é ver “histórias surgirem” através do seu trabalho. Baseando-se nesse conceito, os artistas foram selecionados pela forma como cresceram dentro do site, cada um com uma origem única para contar.

Taylor Bennet, irmão mais novo do cantor Chance the Rapper, é o primeiro artista escolhido. Em um minuto, o cantor de Chicago mostra algumas imagens de seus primeiros anos, sua cultura, sua cidade e qual a importância do SoundCloud em seu trabalho. Entre um upload e outro, Taylor destaca o senso de comunidade que existente e como conseguiu alcançar seu espaço dentro do site. O vídeo é direto e foca no estilo do próprio artista, tendo sua trilha sonora como plano de fundo.

O restante da campanha deve seguir o mesmo padrão, seguindo as histórias de Kehlani, Galimatias, Lorine Chia, Melo Makes Music, Party Pupils, Jay Prince, Catedrais, StarRo e Witt Lowry. A campanha está programada para rodar no aplicativo da marca, além de outras playlists e meios diretos.

ESPAÇO PARA (AINDA MAIS) NOVOS ARTISTAS

Além dos dez vídeos, o SoundCloud irá disponibilizar uma playlist exclusiva para o “First On SoundCloud”. Qualquer artista que fizer o upload de suas faixas e usar a hashtag #SCFIRST, terá a chance de ser sua música escolhida para entrar na lista.

“Somos o primeiro lugar onde os artistas chegam e o primeiro lugar em que os ouvintes os descobrem, mas isso é tudo sobre o que os criadores fazem, tanto eles assinando um contrato ou sendo nomeados para um Grammy, para nós, é tudo sobre essa jornada e crescimento”, acrescenta Trainor.

O comunicado é bastante positivo, sendo que a empresa passou por um ano turbulento em 2017. Depois de uma briga com grandes gravadoras por conta de royalties, a empresa demitiu 40% do seu quadro de funcionários. Apesar da turbulência, ela afirmou que as finanças não estavam perfeitas, mas que não tinha planos de encerrar seus serviços.

Mesmo que o SoundCloud esteja passando por dificuldades para se manter rentável, sua importância no meio da música é evidente. As particularidades de sua programação permitem que os artistas compartilhem suas obras dentro e fora da comunidade, mesmo que em perfis totalmente gratuitos. Por conta desse carinho com o espaço, alguns artistas se posicionaram a favor da empresa, como o próprio Chance The Rapper. A história do cantor com a empresa é longa, contando até com uma homenagem ao site diretamente do seu discurso no Grammy de 2017.

A nova campanha soa como uma resposta mais firme aos boatos de falência, descartando os rumores e relembrando qual o caminho que o SoundCloud espera seguir. Produções originais, testes, primeiras criações – inícios.

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