São Paulo ganha seu maior mural de arte colaborativa como legado do Heineken Block
Mural assinado pelo coletivo de arte SHN foi instalado perto da Estação da Luz
São Paulo está ganhando uma nova obra de arte pública, um gigantesco mural assinado pelo coletivo de arte SHN instalado em uma empena (a lateral sem janelas dos edifícios) no centro da cidade, próximo da Estação da Luz. O projeto é iniciativa da Heineken e a obra de arte pública ficará como legado do evento Heineken Block para a cidade.
O mural é o primeiro a contar com a ajuda do público, que colaborou com o SHN na criação dos lambes-lambes que formam a base da obra. Mais de mil deles foram criados pelo público durante os três fins de semana do evento. 250 foram selecionados pelo coletivo para serem instalados na empena do edifício que fica ao lado da Vila dos Ingleses, locação escolhida para o Heineken Block.
Outra característica da obra é que ela presta homenagem ao início da arte de rua e do grafitti no Brasil: um gigante rolo de tinta para lembrar dos primeiros artistas de rua que usavam tinta e rolinho em suas obras, numa época que o spray não era fácil de se encontrar no país.
O SHN é um coletivo que existe desde 1998, composto pelos artistas André Ortega, Daniel Cucatti, Eduardo Saretta, Haroldo Paranhos, Kleber Botasso, Marcelo Fazzolin e Rogerio Fernandes
, pioneiro em transformar espaços públicos das cidades, a partir da colagem de serigrafia, lambes, stickers, gravuras e pôsteres exaustivamente repetidos, instalados nas ruas de São Paulo.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.