Animals Asia Foundation | Bile Bears • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Animals Asia Foundation | Bile Bears

por Carlos Merigo

Muitas pessoas gostam de alardear “questão cultural” para defender práticas anti-éticas, cruéis e que deveriam ser inaceitáveis por qualquer ser que se diga alguém sensato e inteligente.

A omissão causada pelas expressões “é cultura de um povo”, “tradição”, “religião deles”, são tão ou mais graves quanto muitas das situações que ocorrem no mundo inteiro, as quais preferimos nos acomodar e acreditar que “isso não tem a ver comigo”.

Será que quando a cultura esbarra nos direitos humanos, na ética, no respeito ao próximo e ao meio-ambiente que nos cerca, ela não deveria ser considerada um crime ao invés de tradição? Será que muitas das “tradições milenares” não deveriam ser condenadas quando pensamos em evolução moral do homem?

Discussão complicada e polêmica, e não quero aqui ser superficial. Mas tem um tema que acho difícil ser discordante: as práticas cruéis para “fins medicinais” na China, Vietnã e outros países asiáticos em geral.

Uma delas são as tais “fazendas de bile”, onde ursos mutilados cirurgicamente são aprisionados em gaiolas minúsculas durante toda a vida para extração de sua bílis, fluido produzido pelo fígado que atua na digestão dos alimentos.

Uma verdadeira tortura, onde o animal imobilizado passa o tempo todo com um cateter inserido no estômago através de um orifício crônicamente inflamado, e tem seu liquido biliático retirado gota a gota.

Segundo a “tradição”, a “cultura deles”, a bílis dos “moon bears” (que é como eles chamam) tem o “poder” miraculoso de curar qualquer coisa. De dor de cabeça a câncer. Segundo a “tradição”, a bílis dos ursos também produz “ótimos” shampoos e colírios.

De acordo com a World Society for the Protection of Animals (WSPA) , hoje são cerca de 7000 animais presos nas fazendas de bile chinesas. Alguns desses ursos tem a sorte de morrer logo, mas a maioria vive por até 20 anos nesse cenário de terror.

Obviamente, há muito tempo existem instituições lutando contra essa prática. A AAF (Animals Asia Foundation) é uma delas, e que atualmente corre contra o tempo para tentar fazer com que as Olímpíadas de Pequim, em 2008, seja em uma China mais ética e respeitosa com o meio-ambiente. Mas o trabalho é longo. Dos 7000 animais estimados, apenas 219 foram resgatados até agora.

E como esses animais são libertados? Porque, como o governo chinês não proíbe a prática, eles são literalmente comprados pela AAF. A única maneira de convencer determinados “seres humanos” a soltarem os ursos, é com dinheiro.

Por isso, uma campanha criada pela agência alemã Kempertrautmann alerta para o problema. O objetivo é fazer as pessoas tomarem conhecimento da situação e ajudarem a AAF com doações. Com um texto impactante e irônico, traçam um paralelo entre os “milagres medicinais” prometidos e a realidade dos ursos.

Clique para ampliar:

“For eye disorders there is a classic remedy in China”
(Para problema de visão aqui está um remédio clássico na China)

“For fever there is a traditional cure in China”
(Para febre aqui está a cura tradicional na China)

“For toothache there is a proven treatment in China”
(Para dor de dente aqui está um tratamento eficiente na China)

| Mais informações:
Bile Bear | Wikipedia
‘Torture chamber’ agony of China’s bears | BBC
China’s bile bears finding sanctuary | CNN
Torment of the moon bears | The Guardian
Bear Farming | (WSPA)

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro