SXSW 2018: O futuro dos relacionamentos segundo Esther Perel • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

SXSW 2018: O futuro dos relacionamentos segundo Esther Perel

“Maga das relações” afirma que sensação de não pertencimento é o maior perigo ao amor hoje

por Juliana Vilhena Nascimento / Managing Director da FCB/Six

O primeiro keynote da SXSW 2018 foi um tremendo de um abre-alas: Esther Perel, que trabalha como terapeuta de casais há mais de 35 anos, veio ao público de Austin falar sobre os relacionamentos contemporâneos.

Esther prendeu a atenção e a respiração de uma plateia de 3000 pessoas enquanto discorreu sobre as grandes mudanças no nosso modelo de relação romântica e o seu impacto nas pessoas e nos negócios. Ela começou falando sobre o paradoxo central das relações atuais, que é a necessidade de balancear os sentimentos de segurança e pertencimento com os de aventura e liberdade.

Antigamente, quando nos organizávamos em vilas, havia um claro sistema de hierarquia e uma arquitetura de sociedade que trazia absoluta clareza sobre o papel que cada um desempenhava, onde cada um deveria colocar sua lealdade e energia. Em troca de tamanha organização, a comunidade devolvia a cada membro o senso de pertencimento, uma raiz, uma âncora.

Esther Perel palestra na SXSW

Hoje, esta noção deixou de existir. A terapeuta diz que todas as possibilidades estão na mesa para serem discutidas, construídas e adotadas. Cada um de nos constrói seu espaço na sociedade através de conversa e negociação, além de bastante trabalho. O lado ruim disso é a sensação de não pertencer mais a algo tão definido, o que por sua vez traz alguma insegurança e até mesmo solidão ao indivíduo.

Pra transcender esta vida tão atomizada e fragmentada, as pessoas estão colocando em seus relacionamentos a expectativa de “repor o divino” que antes elas recebiam através da religião. É uma responsabilidade imensa, não acham?

Para Perel, a chave para relacionamentos de qualquer espécie está em conversas de qualidade, que sejam francas, abertas, vulneráveis e baseadas na troca – que hoje é muito ameaçada pela cortina da tecnologia. Ela terminou com uma frase que resume bem esta conversa, que repito aqui em inglês pra manter o conteúdo fiel ao original: “Relationships are our stories. Write them well, and edit often”.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Redd F on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro