Noruega vai gastar US$ 13 milhões para atualizar “cofre do apocalipse”
Bunker armazena e protege plantas do mundo todo em caso de desastre global
Há 10 anos, a Noruega construiu o Svalbard Global Seed Vault, que nada mais é que um cofre de sementes para nos salvar de uma eventual catástrofe global. Situado numa ilha remota entre a Noruega e o Pólo Norte, em uma mina de carvão abandonada, o silo armazena e protege plantas do mundo todo caso haja um desastre global natural ou provocado pelo homem.
Assim, caso o aquecimento global mate certas culturas, por exemplo, os governos poderão solicitar sementes do cofre para reiniciar suas indústrias agrícolas.
Acontece que o cofre está precisando ser atualizado, e isso custará US$ 12,7 milhões ao país. Segundo o governo norueguês, as atualizações incluirão a construção de um novo túnel de acesso e um edifício de serviços que abrirá “unidades de energia e refrigeração de emergência e outros equipamentos elétricos que emitem calor através do túnel“.
Segundo Jon Georg Dale, Ministro da Agricultura e Alimentação da Noruega, as obras começarão em breve e visam “proteger todo o material genético que é crucial para a segurança alimentar global“.
O cofre tem capacidade para armazenar 4,5 milhões de variedades de culturas e, atualmente, possui mais de 890 mil amostras de quase todos os países do mundo.
No ano passado, o derramamento de permafrost
(tipo de solo da região do Ártico) causado por temperaturas quentes penetrou no cofre, mas, felizmente, a água não o inundou.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.