The Weinstein Company vai declarar falência
Anúncio acontece após as negociações de venda do estúdio terem fracassado e meses depois das denúncias contra Harvey Weinstein
Antes um dos estúdios mais poderosos e um dos grandes bastiões da distribuição da produção independente americana, a The Weinstein Company hoje foi reduzida a cinzas. A empresa pagou absolutamente todas as consequências depois de inúmeras denúncias de assédio sexual e estupro terem sido feitas a Harvey Weinstein, um de seus grandes chefões, em meados de outubro do ano passado. O golpe final, porém, veio só agora, com o estúdio anunciando que irá declarar falência nos próximos dias.
De acordo com porta-vozes da corporação, a decisão foi tomada após as negociações de venda da The Weinstein Company a um pequeno grupo de investidores terem fracassado. Liderados por Maria Contreras-Sweet (que chefiou a Small Business Administration, agência responsável pelo suporte a pequenos e médios empreendimentos nacionais, durante a presidência de Barack Obama), o grupo teria oferecido cerca de 275 milhões de dólares pela compra do estúdio mais o pagamento de 225 milhões de suas dívidas, mas não cumprido com as exigências feitas pela empresa que incluíam o fornecimento financeiro que possibilitasse manter os mais de 150 empregados trabalhando enquanto o negócio era fechado.
No anúncio liberado à imprensa, a organização chefiada hoje por Bob Weinstein diz que a medida se tornou a única possibilidade aos donos do negócio. “Enquanto nós reconhecemos que isto é um resultado extremamente infeliz para nossos empregados, credores e quaisquer vítimas, o conselho não tem escolha. Nos próximos dias, a corporação irá se preparar para declarar falência com o objetivo de alcançar o maior valor possível na corte” diz o comunicado.
A notícia da falência vem como uma conclusão mais ou menos esperada depois de toda a queda da The Weinstein Company no mercado nos últimos meses. Na esteira do impacto das denúncias a Weinstein, o estúdio vinha tentando várias medidas para evitar a quebra financeira total e perdeu vários projetos e parceiros, incluindo aí os direitos do novo filme de Quentin Tarantino e os de distribuição de Paddington 2
.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.