IA do Google diagnostica doenças do coração escaneando os seus olhos • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

IA do Google diagnostica doenças do coração escaneando os seus olhos

Quem disse que quem vê olhos não vê o coração?

por Pedro Strazza

Depois de ter começado a promover testes de depressão entre uma busca e outra de seus usuários, o Google agora quer ajudar a diagnosticar doenças cardiovasculares na população. E para atingir esta meta, a gigante dos buscadores conta com uma tecnologia desenvolvida especialmente por uma de suas subsidiárias.

Em um documento publicado no jornal de engenharia biomédica da Nature, a Verily 

anunciou a descoberta de um novo método de prevenção de riscos de doenças do coração à partir do escaneamento do interior da parte de trás dos globos oculares feito por uma inteligência artificial. Quando fotografa esta parte do órgão (também conhecida como fundo do olho), o programa dá aos médicos o conhecimento da idade, tipo sanguíneo e níveis de colesterol de seu paciente, além de atestar se o usuário é fumante ou não – todos elementos importantes no diagnóstico de quadros cardiovasculares problemáticos.

A ideia de analisar os olhos para entender os problemas do coração parte de uma pesquisa científica bastante embasada. Estudos anteriores à pesquisa da Verily já indicavam (e provavam) que o fundo do olho era repleto de vasos sanguíneos que refletem o estado de saúde geral do corpo.

De acordo com o documento, o grupo de pesquisadores “treinou” o sistema de aprendizado do software aplicando-o em quase 300.000 pacientes, alinhando os escaneamentos oculares com dados médicos gerais. Neste processo de ensino, a IA conseguiu em 70% das ocasiões identificar com precisão um candidato que teve ou não teve um problema cardiovascular nos últimos cinco anos – um índice de acerto que só é menor ao método tradicional de diagnóstico, que com base em testes sanguíneos acerta cerca de 72% dos casos.

Para o Google, a ferramenta é vantajosa por conta dos avanços tecnológicos oriundos de sua concepção. Ao contrário de outras IAs, este “scanner” ocular vai além da mera replicação de métodos tradicionais e encontra novas maneiras de análise dos dados médicos. A tecnologia criada pela Verily representa em si um novo paradigma para a pesquisa científica, uma guiada pelos softwares de inteligência artificial. Esta proposta de mundo, porém, deve demorar a ser aplicada, pois de acordo com o grupo de pesquisa a ferramenta por enquanto deve levar alguns anos para ser introduzida no mercado; eles afirmam que o programa pode ser aperfeiçoado em alguns de seus pontos-chave de forma a aumentar o índice de precisão de seu diagnóstico.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro