Filme indicado ao Oscar inspira campanha por justiça para vítimas de incêndio
“Três Anúncios Para Um Crime” inspira ativistas londrinos na cobrança por respostas sobre incêndio que causou 71 mortes
O filme “Três Anúncios Para Um Crime” traz uma mulher que, revoltada com a incapacidade da força policial local de resolver um crime, aluga três outdoors na beira da estrada, e neles instala mensagens que cobram por maior esforço do xerife da cidade. Por mais estranho que possa parecer a premissa, ela inspirou um evento real.
Em Londres, um grupo ativista se inspirou no filme de Martin McDonagh e resolveu se manifestar. Para pressionar o Parlamento e ter satisfações sobre um incêndio que resultou em 71 mortos e 70 feridos em junho de 2017, o grupo posicionou três painéis em vários pontos da cidade, incluindo na porta do próprio Parlamento.
Os outdoors
dizem, em tradução livre: “71 mortos”, “e ainda não há prisões?”, “como pode?”, fazendo alusão aos anúncios do filme, que dizem “estuprada enquanto assassinada”, “e ainda não há prisões?”, “como pode, chefe Willoughby?”.
A primeira-ministra britânica, Theresa May, ordenou um inquérito público completo sobre o incêndio ainda em julho. O inquérito teve suas primeiras audiências em setembro, e a última notícia foi uma declaração da polícia, em setembro, dizendo que o incêndio poderia ter sido causado por um mau funcionamento de frigoríficos e congeladores.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.