Best Buy deixará de vender CDs
Target também pode seguir mesmo caminho e deixar de comercializar discos
O fim definitivo do formato “CD” parece um pouco mais próximo. De acordo com a Billboard, a Best Buy informou seus fornecedores que a partir de julho não terá mais CDs em suas prateleiras.
Enquanto serviços de streaming como Spotify e Deezer continuam crescendo e dominando a era digital, apenas 89 milhões de unidades de CD foram comercializadas em 2017 – a título de comparação, em 2001 a venda do formato chegou a 800 milhões de unidades.
A matéria da Billboard também afirma que, no fim do último ano, a Target deu um ultimato para seus fornecedores de música e vídeo: informou que deseja passar a trabalhar de forma que pague às gravadoras/produtoras somente quando seus produtos forem comprados.
A Target reduziu em muito sua presença no mercado musical ao longo dos anos. Houve um tempo em que a empresa comercializava mais de 800 títulos musicais. Hoje em dia, menos de 100 títulos estão presentes em suas lojas. Mesmo com a queda, a venda de discos físicos ainda pode causar impacto em casos de albums muito aguardados, como foi, por exemplo, “Reputation”
, disco da Taylor Swift que vendeu cerca de meio milhão de cópias.
Mudanças na indústria musical são uma constante nas últimas décadas. Desde a ascensão e queda das fitas até a recente volta dos discos de vinil, diferentes formatos sempre tiveram altos e baixos ao longo do tempo. A transição da mídia física para a digital, porém, parece ser inevitável e definitiva, principalmente se contextualizada na era do streaming, quando o consumidor tem acesso ao produto de forma rápida e prática por meio de aplicativos.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.