Comercial da Ram é criticado por usar discurso de Martin Luther King
Discurso usado fora do contexto original gerou reclamações do público
A fabricante de caminhonetes Ram lançou um comercial especial durante o Super Bowl 2018 que não agradou em nada os telespectadores. No vídeo, a empresa mostra cenas de pessoas se ajudando enquanto a narração é um discurso de Martin Luther King. No final, a frase “Built to Serve” é mostrada na tela, juntamente com o logotipo da marca.
O que incomodou grande parte do público foi justamente a utilização do discurso de Luther King fora do contexto, afinal, sua fala sobre direitos iguais para todos não tem nada a ver com possuir uma Dodge Ram.
O conturbado momento envolvendo protestos até mesmo de jogadores da NFL contra a opressão racial e a brutalidade policial contra os negros no país também é um fator que contribui para que o comercial seja visto como fora de tom.
A Ram não havia divulgado o anúncio antes, o que segundo o The New York Times
poderia ter evitado o tamanho da repercussão do comercial – visto por mais de 100 milhões de pessoas – já que a empresa poderia não colocar o anúncio no ar durante o Super Bowl, visto que ele já teria recebido críticas antes.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.