Anistia Internacional faz público sentir os horrores de ser um refugiado
Campanha visa motivar a empatia em um período de polarização das nações europeias
Empatia é uma palavra importante ao se discutir as atuais questões políticas da Europa. A crise de refugiados sírios desperta reações polarizadas: enquanto alguns afirmam que seus países devem aceitar e cuidar dos refugiados, outros pedem pelo fechamento de suas fronteiras por temerem, supostamente, uma “invasão”.
Para incitar um exercício de empatia, a agência TBWA criou, em parceria com a Anistia Internacional
da Holanda, uma campanha que mostra pessoas sendo hipnotizadas para sentir na pele o que os refugiados passam.
No vídeo de cinco minutos, voluntários da Holanda e da Bélgica vão a um armazém vazio. Um hipnoterapeuta os senta em cadeiras e, então, os hipnotiza. Por meio da hipnose, ele faz os participantes sentirem, de maneira vívida e horrivelmente detalhada, os muitos terrores pelos quais uma jovem mulher sofreu ao escapar da Síria durante a Guerra Civil.
A maior parte das nações européias vem lutando para se adaptarem ao grande fluxo de imigrantes que fogem da Síria por conta da Guerra Civil e demais conflitos da região. Na Holanda, por exemplo, a questão gerou um impasse que deixou o país sem governo por 208 dias em 2017.
“Ao construir cercas e assinar acordos vergonhosos com outros países para manterem os refugiados afastados, políticos têm revelado suas verdadeiras prioridades”, afirma Salil Shetty, Secretário Geral da Anistia Internacional.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.