Cleveland Indians enfim vai “aposentar” logo racista
“Aposentar” porque o time de beisebol ainda vai ganhar uma grana em cima do controverso mascote
Sendo fã de beisebol ou não, todo mundo já ouviu falar do Chief Wahoo, o mais do que polêmico logo e mascote dos Cleveland Indians. Criado nos anos 40, o índio sorridente do time de Ohio é item de controvérsia desde sua concepção, sendo considerado por muitos nos dias de hoje uma reminiscência racista de uma época em que o preconceito com a população indígena era ainda maior em relação a hoje. Ao mesmo tempo, o logo tem uma grande parcela de fãs no esporte, que se vestem como o mascote estereotipado para torcer pelo time durante os jogos. O vídeo abaixo revela um pouco mais da história da figura:
A direção do Cleveland Indians, porém, parece estar do lado dos “reformistas”, pois foi anunciado recentemente que o logo será em parte descontinuado da afiliação com a equipe. Depois de alguma pressão do comissário da MLB
Rob Manfred, a cúpula do time liderada pelo CEO Paul Dolan decidiu que à partir de 2019 os uniformes dos jogadores não trarão mais a figura risonha de Wahoo, substituindo-o pelo “C” pictórico que vem servindo de logo ao time em eventos oficiais.
A medida tomada pela equipe não será entretanto totalmente excludente à polêmica figura. Embora Wahoo esteja sendo desvinculado das atuações oficiais do time – daqui um ano, é bom ressaltar – ele ainda terá produtos licenciados sendo vendidos nas lojas oficiais do clube (como bonés e camisas) para atender os fãs e manter o lucro em cima destes itens. Além disso, o Cleveland Indians não mudará de nome, se mantendo como um dos únicos times de beisebol da MBL a ter uma atribuição estereotipada no sobrenome. Em termos de atualizar a marca, a equipe de Dolan definitivamente está fazendo o mínimo possível.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.