Waterboy: Uma relação de amor com o consumidor
De uma forma ou de outra, estamos acostumados com um certo padrão de comerciais na TV. Aqueles 30 segundos tradicionais, no máximo 1 minuto e olhe lá, raramente passamos disso.
Mas, quando o cliente banca, você pode colocar o que quiser no ar e sair completamente do formato padrão. É o caso desta animação que, apesar de ter uma marca vinculada a ela, não consigo chamar de anúncio simplesmente.
Criado pela agência francesa BETC Euro RSCG para a água mineral Evian, este “comercial” de 2 minutos e 40 segundos é totalmente cativante. Nele, um personagem chamado Waterboy passa por várias situações que simbolizam o elemento água.
Durante sua aventura, vemos a água passar por seus vários estados físicos e interagir com diversos objetos no cenário, tudo mostrado em animações muito bem inspiradas. Quando Waterboy encontra uma namorada também feita de água, juntos começam uma família.
A trilha sonora é manjada, mas é uma excelente versão remixada do clássico “We Will Rock You” do Queen. E como sempre, onde essa música entra, funciona.
A animação é sensacional, é sim. Mas aí muitos vão cair na velha pergunta: “Será que vende o produto?”. Primeiro começo dizendo que vender água não é fácil, por que se partirmos do princípio de que água é tudo igual, só muda a fonte, o que podemos falar sobre ela?
É por isso que águas famosas como Perrier e a própria Evian se valem de construir suas marcas, criarem uma imagem agradável e empática perante o público sem ter que ficar tagarelando sobre suas vantagens e benefícios.
Isso é o que chamamos de Lovemarks, um termo cunhado pela rede Saatchi & Saatchi, mas um conceito que muitos criativos já colocam em prática faz algum tempo. Durante a cobertura da 18º Semana Internacional de Criação, eu comentei sobre as Lovemarks, um assunto que entrou em pauta durante a palestra do Pablo Del Campo, CEO e Diretor Geral de Criação da agência argentina Del Campo Nazca Saatchi & Saatchi.
Considerada o futuro das marcas, as Lovemarks procuram criar uma relação emocional estreita com o consumidor, aumentando o respeito e a lealdade que alguém tem por determinado produto. Seria mesmo como ganhar o coração do cliente e fazê-lo ter a marca anunciada como parte integrante de sua vida.
Isso se torna cada vez mais necessário a ponto de que novas marcas surgem todos os dias, a qualidade se nivela e o consumidor é bombardeado de informações por todos os lados. Criar uma Lovemark exige três ingredientes intangíveis, mas ao mesmo tempo muito reais: mistério, sensualidade e intimidade.
A Nike, só pra citar um exemplo clássico, já faz isso há muito tempo e é uma das marcas mais respeitadas do mundo, sempre anunciando de forma que crie essa relação, falando dos benefícios do esporte, do quão divertido é jogar futebol ou qualquer outra coisa.
Sim, o assunto é fascinante. Em Abril deste ano, Kevin Roberts, CEO da Saatchi & Saatchi mundial, lançou um livro intitulado Lovemarks – The Future Beyond Brands. Por enquanto está disponível apenas em inglês e para importação, nos resta torcer para que alguma editora traga o livro para o Brasil (até porque tem muita gente precisando sair da crise imaginária e começar a pensar no futuro….)
E quando se trata de criar empatia no público, “Waterboy” da Evian é perfeito. Além disso, aposto que diverte e chama muito mais atenção do que qualquer programa que esteja sendo exibido na televisão. Pois a disputa em entretenimento da própria TV com o intervalo comercial deve existir sim, pois senão, o espectador muda de canal
O anúncio foi premiado com Leão de Ouro no Festival de Cannes 2004, Ouro no Art Director’s 2004, Prata no Clio Awards e Grand Crystal no Festival Francês de Filmes Publicitários 2003.
Clique aqui (botão direito – Salvar destino como…) para fazer o download do filme em formato .MOV. O arquivo tem 12.9 MB. Lembrando que é preciso o QuickTime para assistir o vídeo.
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