Inteligência artificial cria sons ambiente para Google Street View
Imaginary Soundscape é resultado de estudo do MIT ampliado e biblioteca de 15.000 sons
Qualquer pessoa que já usou o Google Street View (o que a essa altura deve ser todo mundo) sabe que a experiência proporcionada pela ferramenta está ligada unicamente à informação visual: você entra no Google Maps, procura o endereço desejado, coloca o ícone da pessoinha na linha do mapa e pronto, lá está o visual tridimensional do lugar que você pesquisou. Não existe qualquer traço de imersão na proposta de mapeamento do site, não uma pelo menos que a empresa por trás dele queira realizar – a equipe, afinal, anda muito mais interessada em expandir os limites da ferramenta aos céus e ao espaço.
Foi a partir disso que surgiu o Imaginary Soundscape, projeto criado por Nao Tokui que cria sons ambiente para os mapas percorridos pelo Street View. Por meio de uma inteligência artificial desenvolvida no MIT, o sistema cria uma espécie de trilha sonora para esses cenários colocando sons de carros, burburinhos de pessoas e barulhos da natureza nos espaços fotografados pelo Google. Confira o resultado acima.
De acordo com o estudo original divulgado pelo instituto, a IA funciona à partir de duas redes neurais distintas e pareadas. Uma delas foi criada de forma a “aprender” como identificar os elementos das imagens e frames de vídeo lançados, enquanto a outra foi ensinada a distinguir sons de conteúdos e ambientes diferentes. Combinadas, as duas são capazes de identificar e alinhar faixas de áudio ao cenário que convém, uma lógica que a equipe de Tokui expandiu para a estrutura de um site alimentado pelo Street View e uma biblioteca de quinze mil sons de direitos livres.
Atualmente em sua versão beta, o site só funciona nos browsers do Firefox e do Google Chrome no PC. De acordo com Tokui em seu post no Medium, serão disponibilizados eventualmente versões para Safari e smartphones. Você pode acessar o Imaginary Soundscape aqui
.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.