Spotify está sendo processado por não pagar direitos autorais
Valor do processo chega a 1,6 bilhões de dólares
O Spotify já começou o ano enfrentando um problema. A empresa está sendo processada pela Wixen Music Publishing por utilizar músicas sem o pagamento de licença e dos direitos autorais.
Entre os artistas citados estão Neil Young, The Doors, Weezer e Tom Petty. Segundo a Wixen, detentora da licença exclusiva de músicas como “Light My Fire” do The Doors, o valor devido pelo Spotify chega a 1,6 bilhão de dólares.
Anteriormente, o Spotify já tentou conseguir uma licença direta com a Wixen, a fim de reproduzir e distribuir as músicas que ele detém, mas perdeu o processo.
A Wixen ainda acusa a plataforma de streaming de terceirizar o seu trabalho para um fornecedor de serviços de licenciamento e royalties da Agência Harry Fox
.
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que o Spotify é processado. Em maio de 2017, a empresa aceitou pagar mais de 43 milhões de reais para uma ação coletiva envolvendo algumas gravadoras e artistas que acusavam a empresa de não pagar royalties por músicas disponibilizadas na plataforma.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.