The Black List 2017: veja os melhores roteiros não produzidos por Hollywood nesse ano
Lista revela os temas tendências em Hollywood
Saiu a “The Black List 2017″, a já tradicional lista criada pelo executivo de cinema Franklin Leonard que reúne os melhores roteiros escritos durante o ano, mas que acabaram não entrando em produção.
Nada impede que as histórias sejam revisitadas e acabem ganhando os cinemas, como ocorrido em anos anteriores. Quando criada em 2015, a lista mostrava os roteiros de “Juno”, “Babel”, “Pequena Miss Sunshine”, “Nebraska”, entre outros roteiros que posteriormente foram rodados.
Para esse ano, os mais de 275 executivos convidados por Leonard votaram em até 10 scripts favoritos que foram escritos em 2017, mas não se tornaram produções do ano. No resultado final, 76 roteiros foram mencionados por 6 participantes ou mais e entraram para a lista do ano.
Os descartes de Hollywood nesse ano mostram que o tema Nazismo está novamente entre as tendências de roteiros. Foram 9 roteiros sobre o assunto. Em seguida aparece o tema “mulheres assassinas” com 5 scripts.
O direito ao aborto foi tema de 3 roteiros descartados em 2017, dois deles do Jane Collective, coletivo de Chicago.
As mulheres também aparecem em maior número como roteiristas que nos anos anteriores, com 25 scripts.
A seguir, destacamos alguns temas relevantes da lista que, muito provavelmente, ainda serão filmados nos próximos anos. Alguns deles, aliás, já foram comprados por estúdios, mas só serão rodados a partir de 2018. A lista completa pode ser conferida aqui.
Histórias reais
“Newsflash” – Ben Jacoby: história do jornalista americano Walter Cronkite, âncora da CBS considerado a fonte mais confiável com as notícias que saiam sobre o assassinato do presidente John F. Kennedy, em 22 de novembro de 1963.
“Don’t Be Evil” – Gabriel Diani, Etta Devine, Evan Bates: o roteiro mescla a adaptação de dois livros, “In the Plex”, de Steven Levy e “I’m Feeling Lucky”, de Douglas Edwards, mostrando a história dos executivos do lutando com o seu lema corporativo “Don’t Be Evil” enquanto a empresa cresce.
“The Man From Tomorrow” – Jordan Barel: mostrará a história do visionário Elon Musk, que depois de ser expulso do PayPal, comanda o SpaceX e a Tesla.
“Strongman” – Nicholas Jacobson-Larson, Dalton Leeb: baseado nas confusas memórias do ator britânico David Prowse, que interpretou de 1977 a 1983.
“Rodney & Sheryl” – Ian McAllister-McDonald: história do serial killer Rodney Alcala, acusado de ser o autor de mais de 130 mortes, mas que chegou a participar de um programa de namoro na TV antes de ser descoberto.
Histórias sobre o Nazismo
“The Boxer” – Justine Juel Gillmer – Ficção: um jovem polonês escapa de um campo de concentração onde ra forçado a lutar com outros judeus. Ele viaja para os Estados Unidos e começa uma carreira de sucesso como boxeador profissional.
“Keeper of the Diary” – Samuel Franco, Evan Kilgore: filme em tom histórico baseado nas crônicas de Otto Frank, empresário alemão e pai de Anne Frank, em suas tentativas de publicação do famoso livro de sua filha, “O Diário de Anne Frank”.
“George” – Jeremy Michael Cohen: história real do casal Hans Augusto Rey e Margret Rey, criadores do personagem “George, o Curioso” e que escaparam juntos da Segunda Guerra Mundial.
História futuristas
“Bios” – Craig Luck, Ivor Powell: num mundo pós-apocalipse, um sobrevivente passa os dias na companhia de um robô que ele mesmo criou para cuidar de seu cachorro.
“On” – Ryan Jennifer Jones: em uma Manhattan do futuro, uma solitária editora de livros compra um androide para ser o seu companheiro perfeito. A relação se torna tão profunda e complicada, que ela passa a avaliar o quanto alguém que atende a todos os seus gostos e suas expectativas, na verdade não tem nada de ideal.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.