Relatório de tendências do Tumblr tem Mulher Maravilha e ships LGBTs entre mais pesquisados de 2017 • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Relatório de tendências do Tumblr tem Mulher Maravilha e ships LGBTs entre mais pesquisados de 2017

Números mostram os principais assuntos discutidos pela rede, que tem futuro incerto pela frente

por Ana Roza

Por incrível que pareça, o Tumblr não é apenas feito de GIFs eróticos. A rede social existe bem antes que esse eufemismo se espalhasse pela timeline, e parece ter reencontrado um pouco de sua essência deslocada em 2017. Em blog voltado para métricas anuais, os usuários elencaram os assuntos mais falados em diferentes categorias, como Filmes do Ano, Artistas Solo, Bandas, Autores, Fandoms, Memes, entre outros.

Para cada uma de suas categorias, o blog preparou uma lista de trends bem humorada, com especificações de busca. Os números podem parecer confuso, mas apontam interesses crescentes entre o público, como os “witchblr”, uma espécie de grupo com interesses em feitiçarias, fascinações ocultas e bolas de cristal – sempre incentivados por Lana Del Rey.

https://www.tumblr.com/what–evxr/167652937506

Os trends também deixam claro como o universo de entretenimento foi lido pelos adolescentes no último ano. Pequenas mudanças refletem um novo comportamento social, como a preferência por casais LGBTs ou filmes com visões mais feministas. Entre os “ships” mais adorados, estão Harry Potter e Draco Malfoy, da saga de J.K. Rowling, e Maggie Sawyer e Alex Danvers, de “Supergirl”.

Os dados também refletem indicadores de maior sucesso do ano, tendo o ator Tom Holland como mais popular e o filme da Mulher Maravilha e “Moana”, como os mais citados. Os gifs envolvidos no processo tem seu mérito, mas os resultados são espelho de uma busca por maior representação entre os usuários, em sua maioria mulheres jovens e adolescentes.

Os dados levam a uma perspectiva poética desse público, que parece se diferir dos habitantes de comentários de Youtube. Ver esse comportamento é comprovar as teorias usadas na forma como a inovação trabalha na sociedade, nascendo na periferia e se espalhando para o centro – no caso, Twitter e Facebook. O Tumblr é como se fosse esse nicho periférico que todos frequentam.

Apesar de sua popularidade, então, por que o Tumblr parece estar a um passo de desaparecer?

TUMBLR COMO NEGÓCIO

Conhecida como uma plataforma para adolescentes, o Tumblr surgiu onze anos atrás, como um espaço para criativos divulgarem suas ideias e trabalhos de maneira gratuita. Uma rede social cool, limpa e direta. Hoje, seu público se diversifica entre blogs de artistas, gifs e memes alternativos. São 380 milhões de blogs e mais de 155 bilhões de publicações. É como uma “penseira” alternativa, que apesar de fazer muito sucesso entre seu público, não parece trazer resultado financeiro para quem leva seu nome.

David Karp, fundador da empresa, anunciou (novembro/2017) que irá deixar a plataforma. CEO e fundador da empresa, sua conexão com o Tumblr começou a distanciar depois da compra pelo Yahoo, em 2012, por US$ 1,1 bilhão. Apesar de citar ambições pessoais como razão do afastamento, é possível que a decisão venha justamente pela carga burocrática e reorganizações corporativas que estão acontecendo, depois da compra da Yahoo pela Karp.

Quem utiliza a rede vê uma certa bagunça na casa. São anúncios espalhados entre poesias amadoras – e gifs “eróticos”, claro. Seu layout e usabilidade estão congelados há algum tempo, como se alguém tivesse saído e esquecido de apagar a luz. Para os usuários, porém, quanto menos alterações, melhor. Ninguém quer adultos verificando o engajamento de seus pequenos desabafos. Apesar disso, é preciso pagar as contas.

Em algum lugar no meio dessas pontas existe um potencial a se explorar. O Tumblr permanece como uma das redes sociais mais próximas do usuário, tendo uma visão direta de seu comportamento e preferências. Como os investidores vão trabalhar com isso é o que vai estar no relatório de trends de 2018 – com sorte.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro