Beyoncé grávida foi a foto mais curtida do Instagram em 2017
Cantora também aparece entre as celebridades mais seguidas, atrás de Selena Gomez, Cristiano Ronaldo e Ariana Grande
Vai chegando o fim de 2017 e com ele começa a pipocar nas redes sociais as famosas retrospectivas, com os melhores, piores, mais e menos curtidos fatos do ano. São informações quase irrelevantes na maioria das vezes, mas são essas pequenas recapitulações que ajudam a pensar e refletir sobre os últimos 365 dias.
Tomemos o Instagram, por exemplo. A rede social de fotos que é propriedade de Mark Zuckerberg liberou hoje os seus tradicionais dados de fim de ano, revelando que a foto mais curtida de 2017 foi a postagem da cantora Beyoncé anunciando que estava grávida, que gerou nada menos que 11,1 milhões de likes desde sua publicação. Em segundo lugar, outra foto envolvendo bebês e curiosamente, também gêmeos: a publicação de Cristiano Ronaldo em que ele anunciava feliz o nascimento de seus novos filhos recebeu 11,03 milhões de curtidas.
Beyoncé e Cristiano Ronaldo também aparecem entre as celebridades mais seguidas, respectivamente em quarto e segundo lugar com 108 e 116 milhões de seguidores. O famoso mais acompanhado no Instagram, porém, é Selena Gomez, com mais de 130 de usuários vendo o seu dia-a-dia pelo celular. As três personalidades dominam o ranking das fotos mais populares do ano, com Gomez emplacando nada menos que cinco publicações no top 10 – entre elas a de baixo, sua foto mais popular com mais de dez milhões de likes. A cantora Ariana Grande completa o pódio.
Já no Brasil há algumas variações curiosas. Se no ranking de celebridades mais seguidas dominam nomes do mainstream como Ronaldinho Gaúcho, Bruna Marquezine e Anitta, nas fotos mais curtidas nomes como Whindersson Nunes e Gio Ewbank surgem no meio da lista, com um milhão e meio de curtidas cada um por respectivamente esta e esta publicações. Neymar, porém, lidera ambas as listas, ostentando 84,7 milhões de seguidores e seis milhões e meio de curtidas pelo post abaixo.
Em outros campos da rede, a hashtag mais compartilhada em 2017, as cidades que mais apareceram foram Nova York, Moscou e Londres o filtro de cachorro foi o mais usado no Stories e as regiões mais visitadas foram a Disneylândia em Anaheim, a Torre Eiffel, Times Square e o Central Park (no Brasil, o local mais popular foi a Cidade do Rock do Rock in Rio
).
Esses dados todos podem ser tomados como banais, mas revelam que a maior funcionalidade do Instagram para os usuários ainda é o escapismo. Nada tão preocupante, pois mesmo que as pessoas recorram à rede social para fugir da dura realidade dos tempos atuais ainda existe no aplicativo certo combate à intolerância dos Trumps e Weinsteins do cotidiano, como bem indica a hashtag mais usada no ano: a palavra “love”, termo em inglês para amor.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.