Atualizações do Google My Business prometem competir com páginas do Facebook
Com Google Posts, empresa quer manter o buscador como principal meio de pesquisa sobre empresas locais
O Google nunca conseguiu criar uma rede social que competisse de igual para igual com as poderosas do meio como o Facebook, afinal, o Google+, lançado em 2011, nunca pegou. A empresa então apostou no Google My Business, criado em 2014, que permite que empresas gerenciem as informações que desejam ser mostradas quando os usuários pesquisam por elas.
E é justamente uma atualização do Google My Business que está chamando atenção e prometendo ser uma tática para acabar com a hegemonia do Facebook quanto às páginas de empresas, principalmente as locais.
Com o Google Posts, agora os perfis da rede social podem fazer postagens, podendo mostrar tudo o que a empresa tem a oferecer, suas últimas notícias, entre outras informações, exatamente quando o usuário procurar por ela pelo Google.
As postagens no Google My Business foram introduzidas pela primeira vez em 2016, sob o nome de “candidate cards” na época das eleições nos Estados Unidos, mas agora estão liberadas a todas as empresas que possuem perfil na rede social.
De acordo com o Google, 82% das pessoas utilizam o buscador para encontrar informações sobre empresas locais. Já quando estão à procura de um serviço, 70% olham várias empresas antes de escolher uma. E é nesse cenário que as empresas que mais compartilharem suas atualizações pelo Google My Business poderão se destacar.
A estratégia é uma jogada do Google para manter sua hegemonia como recurso de pesquisa local, uma vez que o Facebook vem aprimorando sua capacidade quanto às pesquisas locais. Muitas pessoas já não pensam no Google como o primeiro local de busca por informação de uma empresa, procurando, por exemplo, a página da mesma no Facebook.
Como funciona o Google Posts
Ao escrever uma postagem, a empresa pode escrever um texto de até 300 palavras e conta com várias opções de edição, como upload de imagem, vídeo e GIFs, além de botões de chamada como “leia mais”.
De acordo com o Google, o novo recurso dá às empresas a capacidade de compartilhar promoções diárias, promover
eventos próximos à localização do cliente, mostrar produtos personalizados, etc.
Outro detalhe é que o post tem um período de 7 dias para ficar no ar. Depois disso, seguindo o modelo de “stories” de Snapchat e Instagram
, o post é apagado, o que também estimula que as empresas estejam sempre postando em seus perfis.
A exceção são para posts sobre eventos, que ficam no ar até a data em que ele ocorre.
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