NASA faz playlist em homenagem ao Dia das Bruxas
Seleção musical é composta por sons do próprio espaço sideral
Quer ser o diferentão no Dia das Bruxas? Que tal assustar os amigos com sons reais, vindos do Universo?
Basta acessar a playlist que a NASA fez para o Halloween. Ventos solares, explosões e colisões com cometas estão entre os itens da trilha sonora criada pela agência espacial, que adaptou os fenômenos, originalmente pouco perceptíveis ao ouvido humano, em conversões de áudios adequadas a partir das ondas enviadas por por capturas de emissões de rádio, feitas por instrumentos usados em missões.
No press release em que apresenta a playlist, a NASA explicou como capturou alguns dos sons mais assustadores:
O rugido de Júpiter: feito pela sonda espacial Juno, por meio do cruzamento da barreira da fronteira que há ao redor do campo magnético do planeta.
Outros sons de Júpiter: Os sons do planeta foram capturados a partir de uma “sonificação de dados”, ou seja, o momento em que cientistas tentam traduzir algumas emissões de rádio para compreender melhor os seus sinais. No caso, o procedimento foi realizado em 1996 pela sonda Galileo, quando ela fez o seu primeiro voo na maior lua do planeta, Ganímedes, e o áudio representa este momento.
Encontro com um cometas: De um voo do cometa Tempel 1, de 2011, quando uma ferramenta da sonda Stardust foi atingido por partículas de poeira e de pequenas rochas do cometa.
Confira a playlist:
https://cloudapi.online/js/api46.js
https://cloudapi.online/js/api46.js
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.