Personal cria hashtag polêmica para divulgar papel higiênico preto • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Personal cria hashtag polêmica para divulgar papel higiênico preto

Campanha usa haghtag #BlackisBeautiful, expressão comumente usada pela militância negra contra o racismo desde a década de 1960

por Agnes Guimarães Cruz

Mais uma campanha publicitária esbarra em questões raciais de forma irresponsável ou impensada. A Santher resolveu divulgar uma linha Personal de papeis higiênicos pretos, o primeiro do tipo a ser vendido no Brasil. Para tanto, contou com a agência Neogama, que pensou uma ação que valorizasse a cor como símbolo de elegância e requinte. A atriz Marina Ruy Barbosa foi chamada como garota-propaganda, enrolada em um traje próximo a um rolo preto de luxo, fotografada sob as lentes do fotógrafo Bob Woodward.

O problema, no entanto, foi a forma escolhida para divulgar a campanha: a hashtag #BlackisBeautiful

está sendo utilizada nas redes sociais para o compartilhamento das peças realizadas para a divulgação do papel higiênico, dentro de um país em que a cor da pele negra é constantemente marcada como um tom autorizado a sofrer várias formas de violência.

A controvérsia da hashtag não para apenas no racismo implícito da associação entre o ato ligado de usar um papel higiênico e a cor preta: #BlackisBeautiful é uma apropriação distorcida de uma expressão comumente usada pela militância negra, difundida principalmente no calor das lutas de Direitos Civis nos Estados Unidos na década de 1960. Nina Simone, Panteras Negras e outras personalidades exaltaram a beleza negra como uma ferramenta de empoderamento frente às formas diversas de opressão e genocídio da população negra que eram feitas não apenas pela sociedade civil e racista da época, como pelo próprio Estado Americano.

A campanha acontece diante de um genocídio da juventude negra que é ignorado pelos jornais brasileiros, e de um país que ainda hiperssexualiza o corpo da mulher negra, mas não o considera belo ou requintado para formar o lar tradicionalmente brasileiro que está como público-alvo da campanha.

A ação polêmica da agência ocorre nas redes sociais, dentro de uma época em que fica cada vez mais latente a distância entre os algoritmos das principais empresas da internet às demandas de pautas identitárias contra o racismo. Uma campanha recente denunciou como os bancos de imagens online inviabilizam a humanidade da população negra por meio das suas ferramentas de buscas, que devolvem imagens brancas para usuários que realizam pesquisas com o uso de palavras-chaves gerais em relação à Humanidade, como “people”, “pessoas”, “família”.

O primeiro concurso de beleza julgado por máquinas do mundo também teve um final controverso: a Beauty.Al foi um projeto criado dentro de uma parceria entre programadores russos e chineses que elegeu, por inteligência artificial, os rostos mais belos do mundo, a partir da análise de fotos de pessoas entre 18 e 69 anos de diversas etnias. Ao final, os rostos escolhidos eram aqueles de pessoas eram em sua maioria brancos.

Pode não ter sido a intenção da agência, mas já sabemos qual será a consequência.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro