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Com “Stranger Things”, Netflix aprimora táticas de marketing global

Empresa divide usuários em 2 mil grupos diferentes que recebem divulgações personalizadas

por Soraia Alves

A segunda temporada de “Stranger Things” estreia na próxima sexta-feira, 28/10, e o que vemos a Netflix fazendo até agora para promover a série é um dos melhores exemplos de marketing global bem-sucedido. Segundo um artigo do site Fast Company, podemos tirar muitas lições com as estratégias de divulgação da empresa, desde o uso de diversos cartazes direcionados a públicos diferentes até a parceria com veículos populares em cada país para uma divulgação personalizada.

Embora as ações da Netflix não sejam exclusivas para a divulgação de “Stranger Things”, o grande sucesso da primeira temporada da série no mundo todo atiça os planos para que a segunda seja ainda mais “estrondante”. Para se ter uma ideia, além de ser o programa da plataforma mais visto em países como Itália e Alemanha, a série trouxe até o primeiro assinante Netflix da Antártida.

A vantagem de “Stranger Things” frente às outras séries no gosto popular é sua mistura que atrai fãs de ficção científica, ação, comédia, saudosistas, curiosos, etc. Embora o foco fosse mais para um público nostálgico, a série se tornou extremamente popular entre os adolescentes também.

Para Todd Yellin

, chefe de produto da Netflix, um dos pilares para aumentar o alcance da série é focar na personalização para cada usuário, com materiais diferentes preparados para cada país e cada grupo de usuários.

Atualmente, a Netflix atende 2 mil comunidades diferentes. Chamadas de “comunidades de gosto”, isso significa que existem 2 mil grupos de usuários que ganham estratégias e marketing personalizados e diferentes entre si. “Se soubermos que você assistiu o mesmo que um grupo inteiro de pessoas, vamos colocá-lo na mesma comunidade de gostos e entenderemos como sugerir títulos para você “, explica o Yellin.

Em alguns países, como  Israel, Tailândia e Romênia, a dublagem dos programas foi o ponto principal para aumentar o número de usuários da plataforma. Só aqui o trabalho é feito junto ao time de marketing e Relações Públicas para garantir que as traduções e dublagens representem a aura dos anos 80, por exemplo, utilizando os mesmos termos da época.

O objetivo é que, focando em cada grupo específico, a segunda temporada de “Stranger Things” seja a maior estreia da história da Netflix, com o maior número de pessoas consumindo a temporada toda em um tempo mínimo recorde. Com a primeira temporada, o público do Canadá foi quem consumiu a série toda mais rápido.

Já aguardamos todos os números e dados dessa estreia que promete ser um marco para a Netflix.

 

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