BBC vai usar inteligência artificial para conhecer melhor sua audiência
Inspirada pela Netflix, emissora quase centenária quer renovar seu conteúdo
Durante cinco anos, a BBC usará recursos de machine learning para descobrir ao que sua audiência quer assistir. O trabalho será realizado em parceria com cientistas de dados e experts de universidades britânicas, além de companhias de mídia e tecnologia europeias e internacionais.
O objetivo é criar uma “BBC mais pessoal”. Pesquisadores analisarão os dados dos usuários e aplicarão algoritmos para que possam ter uma visão midiática e de marketing sobre as preferências dos espectadores britânicos. A emissora não entrou em muitos detalhes sobre a nova estratégia, mas a expectativa é que o uso de sua machine learning seja útil para renovar todo o seu conteúdo, inclusive de maneira criativa.
“À medida que reinventamos a BBC, podemos ver as oportunidades que o aprendizado de dados e machine learning estão oferecendo para nós, nosso talento criativo e nosso público,” afirmou Matthew Postgate, produtor e chefe de tecnologia da BBC, para o site The Verge.
Além da pesquisa, a BBC também está investindo na capacitação de seus funcionários, que estão sendo incentivados a realizarem mestrados e outros cursos de especialização ligados à Ciências de Dados.
O experimento da emissora é muito parecido à estratégia adotada pela Netflix
, com suas “sugestões de filmes” feitas pela sua machine learning a partir do conteúdo consumido pelos seus espectadores. Resta saber de que forma a experiência pode alterar até a forma como a BBC se reconhece como marca nos dias de hoje.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.