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Pesquisa mostra o que consumidores brasileiros esperam das marcas

Google, Facebook e Natura aparecem como marcas favoritas no país

por Soraia Alves

Uma recente pesquisa mostra o que os consumidores brasileiros esperam de marcas nacionais e internacionais. O estudo foi desenvolvido pela Ogilvy Brasil e permite um maior entendimento do mercado brasileiro.

Foram avaliadas 50 marcas, e como conclusão principal vemos que o atributo de uma marca mais desejado pelo consumidor brasileiro é o “fazer”.

A pesquisa foi feita no primeiro trimestre de 2017, com 2.029 pessoas das classes A, B e C, de ambos os sexos, com idades variando entre 18 e 64 anos. Foram avaliadas 50 marcas (nacionais e internacionais) , a partir de um briefing de cada uma.

Entre os resultados, vemos que o Brasil é o país que menos se importa com marcas dentre os países emergentes, mas mais do que outros mercado. A média geral de importância de marca no país é de 68%. A título de comparação, na Inglaterra a média é de 53% e nos Estados Unidos fica em 57%.

Os quesitos avaliados que fazem um consumidor preferir uma marca à outra fora: Confiança, Imagem, Empoderamento, Fazer e Tradição. Desses cinco atributos, o Fazer é o que apresenta maior importância para os brasileiros.

Na avaliação geral, as 10 marcas que mais agradam os consumidores do país, são Google, em primeiro lugar, seguido de Facebook, Natura, Havaianas, Netflix, O Boticário, Samsung, Nestlé, Apple, e Nike.

Seis das dez marcas apresentam o item Confiança como destaque (Natura, Netflix, Samsung, Nestlé, Apple e Nike). Imagem aparece em sete marcas desse ranking: Facebook, Havaianas, Netflix, O Boticário, Samsung, Apple e Nike. Já Empoderamento surge em seis: Natura, Havaianas, Netflix, O Boticário, Apple e Nike. Tradição, por sua vez, é destaque em quatro: Natura, Havaianas, O Boticário e Nestlé. Já Fazer

está associado a três marcas do ranking: Google, Facebook e Samsung.

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