Jogo de voyeur com celular perdido ganha história com impacto social
Em “Another Lost Phone: Laura's Story” você precisa descobrir o que aconteceu com a dona do celular perdido
No final do ano passado, a empresa de jogos Accidental Queens lançou um jogo para smartphones que trabalhava com uma metalinguagem: pelo celular, você estava dentro de uma história sobre alguém que perde o próprio aparelho. “A Normal Lost Phone” acabou causando um sucesso suficiente para a empresa lançar uma segunda versão, que acaba de ser disponibilizada nos principais sites de compras de aplicativos.
Se no primeiro jogo o proprietário perdido era Sam e era possível enviar mensagens em seu nome, em “Another Lost Phone: Laura’s Story” a proprietária é uma mulher. O objetivo é descobrir o que aconteceu com ela, por meio das mensagens, fotos e outros materiais que o seu celular recebe (e que agora está nas mãos de um desconhecido, no caso o jogador). E dessa vez, sem a possibilidade de que seu celular seja usado pela pessoa que o encontrou, uma redenção às críticas da primeira versão quanto ao uso dos dados de Sam sem sua autorização.
Antes de iniciar o jogo, aparece um aviso em que a Accidental Queens alerta sobre a importância de preservar a privacidade do usuário que é proprietário do celular, no jogo e na vida real. Mas este não é o único serviço social proposto pelo jogo.
Atenção, contém Spoiler:
À medida que o jogador vai conhecendo Laura pelas mensagens que seu celular recebe, descobrimos que ela vive um relacionamento abusivo. Co-criadora da Accidental Queens, Elizabeth Maler realizou uma investigação com diversas entidades que trabalham com violência doméstica, o que a ajudou no seu processo criativo para construir situações com a personagem em que o problema fosse possível de ser identificado por meio de nuances das mensagens recebidas por familiares e entes queridos.
Dessa forma, Laura é apresentada como alguém que poderia ser uma conhecida do jogador ou até mesmo um parente, rodeada por pessoas queridas e que percebem sua ausência, mas ainda assim ela está sujeita a violências da qual não tem culpa e que não são de conhecimento de todos.
Confira o trailer do jogo:
“Another Lost Phone: Laura’s Story” está disponível para download no Steam, Android e App Store
por U$0,99, e pode ser jogado de forma offline.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.