Facebook vai exibir anúncios baseados nas lojas que você visitar e SACs que ligar

O Facebook vem estudando no último ano o impacto da plataforma no varejo offline. Esses dados, aliás, são compartilhados com empresas selecionadas e interessadas em entender como a rede social afeta a frequência de suas lojas.

Agora, conforme anunciado ontem, o Facebook vai permitir uma integração mais direta. Anunciantes poderão acessar instantaneamente pessoas que tenham entrado em uma loja física, exibindo assim campanhas e ofertas correspondentes.

Vamos supor que você tenha entrado em uma loja de roupas (tendo comprado ou não alguma coisa). Logo em seguida, pode ser impactado por um anúncio da nova coleção de inverno da mesma rede. Um restaurante, por exemplo, também pode te impactar com ofertas enquanto você estiver no local.

Não custa lembrar que, obviamente, isso só acontece caso o usuário tenha permitido acesso a sua localização pelo aplicativo do Facebook.

Porém, tem algo que pode ser considerado bem invasivo nessas novas funções e não bem explicado simplesmente pela geolocalização: o Facebook vai saber até para que call center você ligou. Exemplo: você telefona para uma imobiliária para agendar visita a uma casa para alugar ou vender. Essa mesma imobiliária vai poder te exibir anúncios de imóveis pelos próximos 30 dias.

Imagine outras aplicações: você liga para o atendimento de uma empresa de telefonia (geralmente para reclamar ou cancelar), e logo em seguida pode ser impactado por campanhas da mesma empresa no Facebook, talvez com ofertas para você voltar a ser assinante.

Você sempre pode configurar o acesso que a rede social tem de você, como desabilitar a localização, mas dificilmente estará totalmente livre do fenômeno conhecido como #cumbucagate.

Share
Publicador por
Carlos Merigo @cmerigo

Recent Posts

  • Criatividade

OpenAI redesenha sua marca e aposta em “imperfeição humana”

A OpenAI decidiu dar uma cara nova à sua marca global, apresentando hoje um redesign completo que inclui uma nova…

5 horas Atrás
  • Criatividade

Meta aposta em dupla de “Chris” para promover óculos inteligente no Super Bowl 2025

A Meta decidiu voltar ao Super Bowl com uma campanha que tenta provar que tecnologia e presença física podem andar…

11 horas Atrás
  • Criatividade

Com tema “família americana”, Lay’s abandona planos canadenses para o Super Bowl 2025

A Lay's decidiu mudar completamente seus planos para o Super Bowl 2025. A menos de um mês do evento, a…

11 horas Atrás
  • Criatividade

Super Bowl 2025: Matthew McConaughey revela que futebol americano foi inventado para vender comida em comercial do Uber Eats

O Uber Eats decidiu explorar uma teoria da conspiração peculiar em seu comercial do Super Bowl: segundo Matthew McConaughey, o…

15 horas Atrás
  • Criatividade

Dove usa Super Bowl para combater pressão estética que afasta meninas do esporte

A Dove decidiu usar seus 30 segundos no Super Bowl para uma mensagem poderosa: "Aos três anos, essas pernas são…

17 horas Atrás
  • Criatividade

Stella Artois une Matt Damon e David Beckham como gêmeos separados no nascimento para o Super Bowl 2025

A Stella Artois decidiu brincar com uma coincidência onomástica: em seu comercial do Super Bowl, David Beckham descobre que tem…

18 horas Atrás