Jesus, Buda e Ganesha curtem churrasco com ateia em anúncio inusitado
Embora bem humorado, o anúncio enfureceu a comunidade Hindu que cogita boicote
Depois da campanha mais recente vinda da terra dos cangurus, uma declaração de amor aos Feijões Heinz, agora vemos figuras históricas e divindades de diversos panteões dividindo um delicioso cordeiro, a carne que a maior parte das pessoas pode comer sem se conflitar com suas crenças.
A campanha foi desenvolvida para Meat and Livestock Australia (MLA), entidade pública responsável por pesquisas e pela promoção da indústria da carne e pecuária australiana, e é assinada pela The Monkeys, agência parte da Accenture Interactive.
Andrew Howie, Gerente de Marketing do Grupo MLA, disse em depoimento:
Desde do final dos anos 80, o cordeiro provou ser a carne que mais aproxima as pessoas. Sob a bandeira “You Never Lamb Alone”, temos continuado a ampliar os limites para criatividade. Nesta campanha estamos mostrando que não importa quais sejam suas crenças, uma coisa que podemos todos compartilhar unidos é o cordeiro”.
O anúncio é parte de um esforço sazonal provido pela MLA para estimular o consumo de carne de cordeiro durante a primavera. Todas as campanhas relacionadas ao tema tem como base o mote “You never lamb alone”, algo próximo de “Você nunca come cordeiro sozinho”, em tradução livre.
Além das divindades e personagens já citados, o anúncio também conta com a presença de L. Ron Hubbard, fundador da Igreja de Cientologia, um Extraterrestre e até mesmo um Jedi.
No entanto, por mais bem-humorada que seja a campanha, os Hindus não acharam muita graça ao ver Ganesha, uma divindade vegetariana, comendo carne.
O Presidente da Sociedade Universal Hindu, Rajan Zed, condenou o filme no jornal americano US Today, e convocou os fieis para um boicote mundial caso a MLA não se desculpe.
“Com anúncios como este que brincam com os sentimentos de comunidades globais resultando em boicotes, por quanto tempo a Austrália pretende manter sua posição como um dos maiores exportadores de carne vermelha?”
, disse Zed em depoimento.
Em resposta Andrew Howie, disse que não pretendia ofender. Porém o Presidente do Conselho da MLA, o Dr. Michele Allan e o Diretor Gerente, Richard Norton, devem se demitir por aparentemente terem trabalhado contra os interesses da organização, perturbando os consumidores ao invés de encantá-los usando táticas baratas para atrair atenção e tentar evitar que reduzam o consumo de cordeiro.
No fim das contas, parece que o poder agregador da carne de cordeiro não é tão grande quanto supuseram.
Aos apreciadores resta desejar bom apetite e aos que se sentiram ofendidos desculpas.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.