Índia quer construir seu próprio Hyperloop
Projeto prevê o desenvolvimento econômico de região com 50 milhões de habitantes
A Índia é o mais novo país que está sendo cotado para receber o Hyperloop. O estado de Andhra Pradesh, no sudeste do país, assinou um acordo com a Hyperloop Transportation Technologies, uma concorrente da SpaceX de Elon Musk, para iniciar os estudos de implementação do transporte futurista.
O acordo prevê a cooperação com a pasta de desenvolvimento econômico do estado. A empresa americana vai trabalhar durante seis meses fazendo estudos técnicos para viabilizar a ligação entre as cidades de Vijaywada e Amaravati. Um trajeto com pouco mais de 40km, a ser realizado em cerca de 6 minutos dentro dos tubos do Hyperloop.
A parceria público-privada prevê a criação de 2.500 empregos diretos. Em paralelo também é esperado a criação de centros de tecnologia na região com mais de 50 milhões de habitantes.
A Índia não é o primeiro país fora dos Estados Unidos que pode receber o novo meio de transporte. Coreia do Sul, Eslováquia e Abu Dhabi também estão em fase de análise para implementar o Hyperloop.
A tecnologia não parece ser um entrave para a construção real do projeto. O principal desafio é fazer com que o Hyperloop seja competitivo em meio a outros tipos de transporte, como o avião e o trem. A equação entre o preço final para a população e o custo para a construção e manutenção do projeto precisa ser bem assertivo. Afinal, do que adianta gastar bilhões de dólares se apenas uma pequena parcela das pessoas de uma região usarão o Hyperloop com frequência?
O projeto idealizado por Elon Musk em 2013 prevê a utilização de cápsulas gravitacionais, também chamadas de ‘pod’. Essas cápsulas trafegariam em tubos com baixa pressão. A proposta é que este tipo de transporte atinja mais de 1 mil km/h de velocidade.
Além da SpaceX, Hyperloop Transportation Technologies e Hyperloop One são as maiores empresas envolvidas na construção do projeto. Elon Musk disponibilizou um white paper
com detalhes do Hyperloop liberando para que qualquer empresa possa criar a sua versão do transporte.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.