“Dunkirk” contou com trabalho de presos para a construção de sets de filmagem
Informação aparentemente não era conhecida pelos próprios produtores
Alguns barcos e veleiros vistos no filme “Dunkirk” teriam sido construídos com a ajuda de trabalho penitenciário. A informação foi tirada do livro “Dunkirk: The History Behind the Major Motion Picture” , de Joshua Levine, que contém depoimentos de várias pessoas envolvidas no projeto.
“O grande contingente de trabalho que era necessário para o filme nos levou a algumas colaborações interessantes”, diz o autor no livro, amparado por depoimentos do decorador de set Gary Fettis, que contou detalhes do trabalho realizado com os penitenciários de Dunkirk.
“As grandes defensas nos barcos da época eram feitas de cordas, entrelaçadas com um tecido muito específico. Encontramos um homem de Dunkirk que já tinha trabalhado para um museu local fazendo essas peças, e ele contratou presidiários locais para ajudá-lo”, explicou.
O decorador admitiu que a colaboração barateou os custos da produção, mas a forma como relata para o livro – “Eu espero que os produtores saibam, porque nós economizamos muito fazendo isso”
– pode indicar que talvez o diretor Christopher Nolan e sua equipe de filmagem não saibam do fato.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.