James Cameron critica objetificação feminina de "Mulher Maravilha"

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James Cameron critica objetificação feminina de “Mulher Maravilha”

Cineasta considera filme de Patty Jenkins mais um produto da Hollywood masculina de sempre

por Pedro Strazza

Desde que estreou nos cinemas no começo de junho, “Mulher Maravilha” vem ganhando ovações do público e quebrando recordes por onde passa. Com 90% de aprovação da crítica e do público no Rotten Tomatoes, a aventura dirigida por Patty Jenkins e estrelada por Gal Gadot é a produção dirigida por uma mulher que mais arrecadou nas bilheterias, o longa-metragem com melhor retenção de público dos últimos 15 anos e recentemente se tornou o filme de origem de super-herói com a maior bilheteria da História.

A grande força por trás desses números foi a aclamação geral da produção como um grande avanço dentro da indústria, dando o destaque e o protagonismo a uma mulher em um blockbuster de super-herói, o que alimentou o boca-a-boca e moveu as massas ao cinema. James Cameron, porém, não viu o longa com os mesmos olhos – na realidade, ele achou exatamente o contrário.

Em entrevista ao The Guardian, o cineasta responsável por “Titanic” e “O Exterminador do Futuro 2” disse que considera o filme da Warner Bros. e da DC Comics um retrocesso às personagens de ação femininas. “Todos os cumprimentos auto-congratulatórios que Hollywood tem feito sobre ‘Mulher Maravilha’ tem sido muito equivocados” ele afirma; “Ela é um ícone objetificado e é apenas a Hollywood masculina fazendo o de sempre!”.

Cameron, que diz ter gostado do filme, continua a declaração dizendo que a personagem de Diana soa a ele como “um passo para trás”, comparando-a com Sarah Connor, sua icônica personagem da série “O Exterminador do Futuro”: “Sarah Connor não era um ícone de beleza. Ela era forte, ela era problemática, ela era uma péssima mãe, e ela conseguiu o respeito do público por pura bravura. E pra mim, [o benefício de personagens como Sarah] é muito óbvio. Digo, metade da audiência é feminina!”. Ele também disse que não entende como o mercado falta com personagens femininas fortes e dotadas de nuâncias e que está cansado de ter de “demonstrar a mesma coisa de novo e de novo” ao público.

As afirmações do diretor certamente devem causar impacto nas redes sociais nas próximas horas, já que o filme é bastante querido a ponto de ter a Warner preparando uma estratégia de marketing para colocá-lo no Oscar do ano que vem. Enquanto isso não acontece, “Mulher Maravilha” no momento se prepara para ser lançado em home video no próximo mês, ao passo que Cameron continua sua saga de produção das várias continuações de “Avatar”

nos cinemas.

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