Buscador do Google promoverá teste de depressão em usuários
Questionário será disponibilizado a quem procurar pelo termo no celular
A depressão é hoje um dos principais males presentes no mundo, e um dos principais fatores para que ela esteja tão disseminada nas sociedades ao redor do globo é que a maioria dos afetados não tem consciência de que possuem o transtorno. Visando ajudar com a questão, o Google anunciou que irá disponibilizar para a sua plataforma mobile um questionário que ajuda o usuário que procurar pelo termo a descobrir se ele tem ou não a doença.
O teste, clinicamente aprovado, será disponibilizado no Google norte-americano em um quadro no topo da página de resultados da pesquisa pelo termo “depression”. Intitulado de Knowledge Panel pela empresa e usado para termos muitos pesquisados, o quadro conterá além de informações sobre o que é a depressão e quais são os seus sintomas e tratamentos uma opção “cheque se você está clinicamente deprimido”, que levará o usuário a realizar um questionário conhecido como PHQ-9, usado normalmente para diagnosticar pacientes primários da doença à partir de nove perguntas. O gif abaixo demonstra como o teste aparecerá no celular.
Implementado em parceria com a National Alliance on Mental Illness, o questionário é privado e pode ajudar quem está em dúvida se tem ou não a doença. No anúncio oficial, feito no blog oficial do Google
, a NAMI diz que espera que ao tornar mais acessível o teste ela ajude as pessoas a tomarem consciência de sua própria doença e a procurarem tratamento, fazendo com que os usuários tenham “uma conversa mais informal com o seu médico”.
De acordo com dados fornecidos pela organização, um em cada cinco americanos tem depressão e quem possui o quadro demora uma média de seis a oito anos para procurar tratamento. Ainda não há previsão para implementação do teste nos buscadores mobile de outros países.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.