#Parabéns: a hashtag comemora 10 anos de vida
Usada pela primeira vez no Twitter, a criação se tornou uma poderosa ferramenta de comunicação
Faz aniversário hoje aquela com poder de sintetizar sentimentos, conectar pessoas, visibilizar causas importantes (ou patéticas), entre outras tantas funcionalidades inumeráveis: as hashtags.
Foi há exatamente dez anos que o designer americano Chris Messina publicou um Tweet com algo que revolucionaria a forma de conexão das pessoas na internet. Ao longo dos anos, o mecanismo simples tornou-se uma ferramenta poderosa, não só para categorizar Tweets de forma fácil, mas também organizar movimentos globais.
https://twitter.com/chrismessina/status/223115412?ref_src=twsrc%5Etfw&ref_url=https%3A%2F%2Fthenextweb.com%2Fsocialmedia%2F2017%2F08%2F23%2Fthe-hashtag-is-ten%2F
Quando perguntado sobre o porquê de não ter patentiado o conceito, Chris respondeu:
Eu não tinha interesse em ganhar dinheiro (diretamente) com as hashtags. Elas nasceram da Internet e não devem ser de propriedade de ninguém. O apreço e satisfação que tive em ver meu pequeno e engraçado hack sendo usado tão amplamente quanto hoje é valioso o suficiente para eu me sentir aliviado de não tentar bloquear essa idéia estupidamente simples, mas eficaz.”
O uso da hashtag se disseminou no Twitter e extrapolou a plataforma, tornando-se parte integrante de qualquer aplicativo de redes sociais que podemos pensar, como o Instagram ou Facebook. Segundo o próprio Twitter, no último mês foram publicadas cerca de 125 milhões de hashtags por dia na rede globalmente, destacando o que está acontecendo no mundo e possibilitando às pessoas explorarem os assuntos mais “quentes”, sobre os mais diversos interesses. Além de, é claro, ser usada como um simples enfeite em fotos e postagens em geral (#todomundousaeutambémvou).
Para celebrar a data, o Twitter criou um emoji especial que ficará disponível durante todo o dia de hoje. Para ativá-lo, basta Tweetar com a hashtag #Hashtag10.
Entre as hashtags mais usadas no Twitter globalmente, estão:
#Euro2016 (hashtag de evento esportivo mais Tweetada de todos os tempos);
#TheWalkingDead (hashtag de série de TV mais Tweetada da história);
#StarWars (hashtag de filme mais Tweetada da história);
#MTVHottest (votação da MTV que elege a estrela que se destacou no ano);
#KCA (Kids’ Choice Awards);
#iHeartAwards (iHeartRadio Music Awards);
#FollowFriday (utilizada para indicar um perfil para ser seguido no Twitter);
#NowPlaying (refere-se a músicas que estão tocando no momento);
#ThrowbackThursday ou #tbt (utilizada para fazer referência a algo antigo, geralmente fotos, com publicação às quintas-feiras);
#ootd (usada em fotos que mostrem o “look do dia” – ou “outfit of the day”).
Temas e movimentos sociais importantes também ganharam hashtags que se destacaram pelo mundo. Alguns exemplos recentes são:
#BlackLivesMatter (contra a violência direcionada às pessoas negras);
#LoveNotHate (contra o crime de ódio);
#BeatCancer (pelo combate ao câncer);
#HeforShe (pelo empoderamento feminino);
#RefugeesWelcome (pela recepção de refugiados de guerra).
No Brasil, alguns destaques recentes são:
Em esportes:
#Rio2016
#Neymar
#Futebol
#Voleibol
#DavidLuiz
Em Entretenimento:
#BBB17
VMAS
#MasterchefBR
#TheWalkingDead
#TheVoiceBrasil
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.