Sua agência odeia mulheres negras e essa publicitária sabe disso
Anúncio provoca companhias a repensarem como estão trabalhando com a diversidade
Nesta semana, uma cover letter chacoalhou o mundo publicitário americano. Negra e recém-formada, a publicitária Alysia Lewis publicou um anúncio de si mesma em um grupo do Facebook para pessoas à procura de emprego em Nova York. Intitulado “Sua agência odeia mulheres negras”, a publicação parte da desastrosa campanha da Pepsi com Kendall Jenner (no comercial em que, depois de uma manifestação, a socialite oferece uma lata a um dos policiais e tudo fica bem) para criticar a forma como a indústria publicitária trabalha com a questão da diversidade.
“Você é capaz de fazer uma sondagem na internet e publicar uma lista de 10 publicitárias negras de Nova York, mas nenhuma delas está na sua equipe”, provoca Lewis em uma das passagens do anúncio. A publicitária investiu no humor e no uso irônico de estereótipos ligados à ideia criada sobre mulheres negras, como no momento em que diz que odeia interação humana e que portanto seria uma funcionária mais produtiva, “por gostar de falar menos e trabalhar mais”, em uma alusão direta ao clássico rótulo de mulheres negras como pessoas raivosas e antipáticas.
Em poucos minutos, o post teve mais de quinhentas interações e não demorou a sair do grupo para o Facebook afora.
Desde então, Alysia recebeu várias ofertas de entrevista de emprego, com uma agenda lotada para as próximas duas semanas.
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