Cidade do México cria política inusitada para combater engarrafamentos
Prefeito proíbe criação de novos estacionamentos a fim de estimular o uso do transporte público
A Cidade do México criou uma política pública bem inusitada para combater os engarrafamentos causados pelo trânsito caótico da cidade – considerado o pior do mundo. O prefeito Miguel Ángel Mancera Espinos sancionou uma lei que limita a quantidade de estacionamentos que podem ser construídos na cidade.
Parece contraditório, mas a ideia é que quanto mais difícil seja para o motorista achar uma vaga para estacionar, mais ele cogitará utilizar outros meios, como o transporte público.
Com 9 milhões de habitantes, a capital mexicana é uma das cidades mais congestionadas do mundo. Os motoristas perdem, aproximadamente, 227 horas por ano no trânsito.
Segundo o Instituto de Política de Transporte e Desenvolvimento da Cidade do México
, entre 2009 e 2013 foram 251 projetos imobiliários dedicados a criação de estacionamento.
Ao limitar o crescimento de sua infraestrutura de estacionamento, a maior Cidade do México pensa que pode retomar o equilíbrio do seu ecossistema urbano.
A inciativa chamou atenção dos Estados Unidos, que enfrenta problemas de congestionamento em grandes centros como Houston, Miami, Nova York e São Francisco.
Apesar da ideia bacana, o prefeito não tem certeza sobre qual será a escolha dos cidadão sobre como “driblar o problema” da falta de vagas. Haverá estímulos para o uso de transporte público, caronas coletivas e coisas do tipo, mas, na prática, ainda serão observados os reais efeitos da ação.
Estacionamento no topo de um prédio na Cidade do México
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