Varig oferece vôo “grátis”
Nada como boas iniciativas de marketing para tirar uma empresa do buraco. Desde que teve sua parte operacional vendida à VarigLog neste ano, a Varig vem realizando promoções e oferecendo comidas quentes para tentar reconquistar passageiros.
Desde segunda passada, a companhia está dando vôo “grátis” aos clientes da concorrência. Modelos contratadas abordam os passageiros que estiverem com bilhetes de outras empresas, e os convida a substituir seu vôo por um gratuito na Varig.
Na verdade, para o cliente mesmo não tem nada de gratuito, já que ele pagou pela passagem na outra companhia aérea. Porém, tem a facilidade de adiantar o horário do seu vôo e contar com um serviço, teoricamente, mais completo. Do lado da empresa, não perdem assentos que ficariam desocupados de qualquer maneira e ainda mostram que continuam bons depois de terem sua imagem abalada com a crise.
A agressiva ação de marketing fez com que a TAM entrasse com uma reclamação formal junto à Infraero e à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A Gol não fez uma reclamação formal, mas informou que desaprova a prática.
A Varig se defende dizendo que o que faz é uma “degustação” de seu serviço. “É importante entender o conceito dessa ação. Não há as promoções no supermercado, com atendentes oferecendo degustação de alguns produtos? Estamos fazendo degustação do novo serviço da Varig”, disse Luiz André Patrão, diretor de marketing e planejamento.
De qualquer maneira, não importa o quanto a concorrência reclame, desde que começou a realizar essas ações, a Varig superou todas as outras companhias na ocupação da ponte aérea.
| Via Folha de S.Paulo
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.