Cientistas simulam paredes e objetos em realidade virtual utilizando estímulos elétricos
Aqueles mesmos choques usados na fisioterapia
O corpo humano usa sinais elétricos para ativar grupos de músculos por todo o corpo, nos permitindo andar, levantar coisas, entre outras atividades físicas. Um grupo de pesquisadores do Human-Computer Interaction Lab, na Alemanha
, teve a ideia de usar estimulantes elétricos, assim como aqueles usados em processos de fisioterapia, para simular paredes e objetos pesados em realidade virtual. Veja o vídeo acima.
Usando luvas e um headset VR, os usuários também tinham eletrodos conectados sobre suas peles em locais específicos, que eram ativados levando em consideração as ações feitas. Quando uma parede era tocada, a pessoa em questão sentia como se tivesse encostando em um objeto real, assim como os músculos dos braços se contraiam ao levantar algo pesado ou empurrar um botão.
A experiência é uma abordagem inovadora quando se diz respeito aos mundos virtuais, cada vez se tornando mais imersivos, embora também cada vez mais complexos e cheios de aparatos.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.