Em tempos de trilogias, a pipoca tem que ser grande…
Certamente vocês já ouviram falar no marketing de guerrilha. É uma tática usada pelas empresas para fugir da propaganda convencional, se destacar em meio a toneladas de informações que o consumidor recebe por dia.
A Espalhe é a primeira e mais famosa agência brasileira especializada no marketing de guerrilha. Como eles mesmos se definem: a proposta é fazer um barulho diferente. Furar o congestionamento do mercado, onde milhares de produtos gritam por atenção e posicionar a sua marca ali, na rua, lado a lado com o seu consumidor.
Agilidade, ousadia e surpresa são as armas mais poderosas de um bom guerrilheiro do marketing. Um das conseqüências mais importantes desse tipo de trabalho, é a propaganda espontânea que a ação desemboca. Um bom exemplo, é o ponto de ônibus da Lotto que postei aqui semana passada.
A Espalhe, que é afiliada a agência inglesa Cunning, já realizou diversas ações desse tipo. Uma das mais conhecidas é a do maior saco de pipocas do mundo.
No dia 11 de Setembro de 2003, a Espalhe colocou em prática uma ação para o portal BrTurbo que encheu um saco de pipoca de 4.2 metros. Foram necessárias 5 horas e 59 minutos para produzir toda a pipoca e literalmente encher o saco.
O feito conquistou o recorde mundial do Guinness Book e mantém-se até hoje como o maior saco de pipocas do mundo. E o objetivo da publicidade espontânea foi atingido com louvor: a ação foi comentada nos grandes jornais do país, totalizando 13 minutos de televisão. E agora, até o Brainstorm #9 caiu na armadilha. :)
Além das fotos aí embaixo, gentilmente cedidas pelo guerrilheiro Fred Vieira da Espalhe, você pode assistir ao vídeo que mostra todo o desenrolar da ação.
Clique aqui (botão direito – Salvar destino como…) para fazer o download do filme em formato .WMV. O arquivo tem 3.68 MB.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.