SXSW 2017: Pre-suasion, o marketing do Seu Silvio
Pre-suadir alguém pressupõe abordar o seu consumidor potencial subliminarmente
Ontem vi falar aqui no SXSW o Robert Cialdini – um dos teóricos que conheci pelo livro há bastante tempo – na época em que eu trabalhava com marketing direto e CRM.
Cialdini escreveu um livro há muitos anos com os 6 princípios básicos da persuasão: Reciprocidade, Similaridade, Autoridade, Validação Social, Escassez e Consistência. Estes eram princípios que vc deveria usar dentro das suas mensagens publicitárias pra aumentar seus resultados.
Mas agora, esse senhor veio falar de outra coisa: a pré-suasão – uma técnica que ele “embalou” recentemente mas que cá entre nós já vem sendo bastante usada por um canal de televisão conhecido nosso.
Como dizia Lavoisier: nessa vida nada se cria – tudo se transforma.
Pre-suadir alguém pressupõe abordar o seu consumidor potencial subliminarmente, antes de você apresentar sua oferta, e “colocá-lo num estado mental favorável a ela”. Robert citou alguns exemplos de estudos em que o uso da técnica direciona o olhar e o comportamento do consumidor- por exemplo: uma loja de móveis criou duas landing pages diferentes para receber seus consumidores. A primeira utilizava moedas em seu background – e a segunda tinha nuvens.
Consumidores que acessaram a primeira landing page compraram móveis mais baratos. E os que acessaram a segunda compraram itens mais confortáveis.
Você se surpreendeu com o resultado? Imagino que não.
E se você quer ver a técnica na prática, basta lembrar dos frames da Jequiti inseridos nos programas de TV:
Bem que eu achei o Cialdini meio parecido com o Silvio…será que era um Robô?
—
Esse conteúdo é oferecimento da Apex-Brasil, que divulgará durante o SXSW 2017 a campanha Be Brasil, uma narrativa envolvente que promove um Brasil confiável, inovador, criativo e estratégico no mundo dos negócios. Saiba mais em www.bebrasil.com.br/pt
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.