Projeto Cidade Limpa
As pessoas tem me perguntado o que achei da aprovação do Projeto Cidade Limpa, que proíbe outdoors em São Paulo, ontem na Câmara por 45 votos a favor e apenas um contra.
Bem, não serei hipócrita, como profissional de publicidade é uma perda, tendo em vista que a mídia exterior proporciona muitas vezes excelentes peças criativas e, do aspecto de resultados, tem ótimo impacto. Porém, como cidadão, acredito que é um projeto sensato. São Paulo já é suja demais pelo lixo, pichação, crescimento desenfreado sem planejamento, e a poluição visual só ajuda a piorar o cenário.
Um ou outro outdoor (dos bons, é claro) não atrapalha a vida de ninguém. Mas acontece que esse mercado não tem limites, e passou a entulhar placas em tudo quanto é lugar, uma em cima das outras. Isso sem falar nas bizarrices que surgem por aí, do tipo “outdoor criado pelo sobrinho”. No final das contas, o consumidor não vê nenhuma coisa nem outra, e vira tudo uma massa de sujeira visual.
De qualquer forma, sempre sou mais a favor do controle, do que da proibição total. Porque não determinar quais espaços podem ser utilizados, planejar com bom senso cada caso, ao invés de simplesmente proibir e pronto? Mesmo que uma cidade sem outdoors melhore o cenário urbano, nada acontecerá se a prefeitura e as pessoas não fizerem sua parte.
Já para os publicitários que estão reclamando, isso me parece coisa de quem não quer parar de roer osso e não sabe aproveitar as maneiras novas e realmente eficientes de publicidade. Na era da interatividade, outdoors são passivos demais. Marketing de permissão, de guerrilha e a propaganda interativa estão aí para comunicar e construir marcas sem tornar nossos olhos uma privada, como bem disse o Fábio Yabu.
Aliás, ele também disse outra coisa que é a frase do dia: “Bluebus – 10 anos no ar, nenhuma palavra acentuada.”, mas isso é assunto para outro post.
E vocês, o que acham do Projeto Cidade Limpa? Dá para viver sem outdoors, como profissionais de publicidade?
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.