Noruega será primeiro país a extinguir rádios FM
Ação deve começar na próxima semana e terminar até o final do ano
A Noruega está oficialmente deixando o passado para trás. O governo divulgou que em breve vai desligar completamente as redes de sinal FM, tornando-se o primeiro país a fazer isso. Tal medida deve começar já na próxima semana.
A ação deve acontecer em favor da implementação de um sinal digital nomeado DAB, Digital Audio Broadcasting. As reações são controversas entre a população, principalmente porque a maioria dos carros ainda não possui a tecnologia necessária para receber esse tipo de sinal – muitos funcionam somente com a frequência FM.
Ainda assim, o governo diz que a medida vai trazer economia de mais de US$23,5 milhões para os transmissores, além de um sinal mais limpo. A Noruega sofre nesse quesito devido ao número enorme de montanhas, fiordes, e também pelo grande espaçamento entre comunidades.
O desligamento começará pela cidade de Bodø no próximo dia 11, e deve terminar até o final do ano. Alguns outros países como Suíça, Dinamarca e Grã-Bretanha também já consideram a mudança.
Enquanto isso, nos EUA, a operadora americana AT&T fez uma operação similar porém em outra frequência. Eles começaram hoje
a desligar as suas redes 2G, já que o número de dispositivos com outras tecnologias são mais numerosos. O desligamento total deve acontecer até a metade deste ano.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.