Como a indústria automotiva pode ajudar a desenvolver as cidades do futuro • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Capa - Como a indústria automotiva pode ajudar a desenvolver as cidades do futuro

Como a indústria automotiva pode ajudar a desenvolver as cidades do futuro

Durante o Salão do Automóvel, em São Paulo, Ford reforça sua vocação para transformar a mobilidade

por Ford

Antes da invenção do carro, a maior parte das pessoas em grandes cidades não se locomovia a mais de 15 quilômetros de casa. Imagine ter toda a sua vida baseada apenas nesse raio de distância. Parece impossível, certo?

Mas a produção em massa de automóveis transformou essa realidade, e a mobilidade pessoal passou por uma revolução. Essa é uma ideia que há mais de 100 anos está no DNA da Ford.

O horizonte da humanidade se expandiu e, nos dias de hoje, pessoas no mundo inteiro passam 1h30 se locomovendo, em média. Esse tempo se manteve constante ao longo das décadas, mas a distância viajada explodiu. Quanto mais novos veículos surgiram e a infraestrutura das cidades cresceu, mais quilômetros rodados um cidadão acumulou.

Como há mais de 100 anos, a sociedade passa hoje por uma nova revolução de mobilidade

Tal transformação na locomoção, porém, não veio sem as dores do crescimento. Dores que você deve conhecer bem. Vamos pegar o exemplo do Brasil: cada morador de uma das 12 metrópoles brasileiras, perde, em média, uma hora e quatro minutos no trânsito. Segundo estimativa da Fundação Getulio Vargas, esse tempo gasto em deslocamentos diários gera um prejuízo de 62 bilhões de reais na economia do país.

É por isso que hoje a nossa sociedade passa por uma nova revolução de mobilidade, capitaneada por quatro grandes tendências:

1. Crescimento populacional: Se hoje temos 28 mega cidades no mundo, em 2040 serão 41. Oito delas na América do Sul.

2. Expansão da classe média: Quanto mais a classe média cresce, mais carros ela compra. No EUA, a venda de automóveis cresceu 5.7% em 2015, com 17.5 milhões de unidades comercializadas.

3. Qualidade do ar e saúde pública: segundo a Organização Mundial da Saúde , 92% da população global respira ar inadequado. A estimativa é que cerca de 3 milhões de mortes ao ano estejam ligadas à exposição à poluição externa do ar.

4. Mudança de atitude e prioridades: estudos sobre a chamada “geração do desapego” apontam que 73% dos adultos querem ter poucas posses no futuro, e 37% prefere alugar do que comprar.

Não só fabricante de carros, mas também de software e experiências

É por isso que, em respeito ao DNA da empresa, a Ford está empenhada em ser mais do que uma fabricantes de carros: a Ford quer ser uma companhia de soluções de mobilidade. Ou seja, não só hardware, mas também software e experiência.

Carros ainda são importantes. Mas enquanto continua criando veículos incríveis, a marca investe para ajudar a desenvolver as cidades do futuro, tornando a vida das pessoas melhor, quer elas tenham um carro ou não.

Ford

Smart Mobility: A futuro do transporte

O programa Ford Smart Mobility é uma iniciativa corajosa e inovadora, onde a Ford tem o plano de ser líder olhando 5 pilares: Conectividade, Mobilidade, Veículos Autônomos, Experiência do Consumidor e Análise de Dados. Consiste atualmente em 25 diferentes experimentos: Oito deles na América do Norte, nove na Europa e África, sete na Ásia e um na América do Sul.

Cada um desses experimentos tem como objetivo antecipar os desejos e necessidades das pessoas para um ecossistema de transporte do futuro. Para a Ford, são propostas como essas que transformarão a mobilidade nos próximos 10 anos, além de serem potenciais novas fontes de renda e de sustentabilidade.

1. Conectividade

O SYNC 3 é o novo sistema de comunicação e entretenimento a Ford, mais rápido, intuitivo e fácil de usar. O desenvolvimento foi feito de maneira colaborativa, com design que respeita as peculiaridades dos usuários ao redor do mundo.

O SYNC 3 responde aos comandos de voz do motorista, que não precisa desviar atenção da direção, e oferece também uma interface touch screen capaz de espelhar os principais aplicativos do seu smartphone no painel do carro.

No Brasil, iniciativas como o Garage Lab na Campus Party e Hackatons, maratonas de codificação, colaboram para tornar o SYNC 3 uma tecnologia de conectividade fundamental para os carros do futuro.

Ford SYNC 3, compatível com iOS e Android

2. Mobilidade

Além de experimentos de carsharing na Alemanha, Índia e Reino Unido, a Ford adquiriu recentemente a Chariot, uma startup de carona compartilhadas em vans para até 14 passageiros.

Criada em 2014, o serviço baseado opera atualmente em 28 rotas em San Francisco, utilizando 100 vans Ford Transit. Funciona como um crowdfunding de rotas. A demanda surge quando grupos de pessoas de uma mesma vizinhança se juntam e compram a primeira passagem para o percurso. A partir disso, os usuários compram passagens, vendidos em planos mensais ou pacotes de dez ou mais viagens. Cada passagem custa em média US$ 3,80.

O plano da Ford é expandir o serviço da Chariot para mais cinco cidades nos próximos 18 meses.

Ford Chariot

Além disso, em parceria com a startup Motivate, a empresa criou o Ford GoBike, um serviço de compartilhamento de bicicletas, que prevê 7 mil unidades oferecidas até 2018.

Já durante o Mobile World Congress em Barcelona, no ano passado, a Ford apresentou dois protótipos de bicicletas elétricas próprias. Chamadas de MoDe:Me e MoDe:Pro, as bikes oferecem sistema de navegação, conectividade com o SYNC 3, e sistema open source de coleta de dados para aperfeiçoar a experiência do ciclista.

Ford Electric Bike

3. Veículos autônomos

Em parceria com a Universidade de Michigan, a Ford anunciou um programa de pesquisa e desenvolvimento de carros autônomos. Trata-se de um novo laboratório de robótica, previsto para ser inaugurado em 2020. O primeiro carro completamente autônomo da marca, em escala comercial, deve ser lançado em 2021, já no nível 4 de autonomia, segundo classificação da Society of Automotive Engineers (SAE).

Os carros autônomos da atualidade estão no nível 2, ou seja, requerem a atenção do motorista para assumir o comando a qualquer momento, caso necessário. Já veículos no nível 4 serão mais independentes na maior parte dos terrenos.

Vale lembrar, porém, que os modelos 2017 da Ford já vem repletos de tecnologia semi-autônoma. Com sensores para reconhecimento de faixa, piloto automático adaptativo, detecção de pedestres, sistema Stop and Go, que ajusta a velocidade de acordo com a distância em relação ao veículo a frente, e estacionamento automático e inteligente, com monitoramento 360 graus, os novos carros Ford tornam o motorista uma versão melhorada de si mesmo. Essas funções já estão disponíveis no Ford Fusion.

Ford

4. Experiência do consumidor

Em Londres, Atlanta e Los Angeles, a Ford já testa aplicativos para facilitar o estacionamento. Além de ajudar a encontrar vagas disponíveis antes mesmo de sair de casa, através de monitoramento e crowdsourcing, as ferramentas permitem controlar o período estacionado e fazer pagamentos com o smartphone.

Ford Park

5. Análise de dados

A Ford acredita no poder da Big Data para prever as demandas dos motoristas e criar novas soluções de mobilidade que atendam toda a sociedade.

Estudos realizados com voluntários em Dearborn, Michigan, vão permitir que a empresa otimize a performance dos carros, com dados e estatísticas de milhares de quilômetros rodados.

Outro experimento, com sensores instalados no veículo, será capaz de traçar um perfil mais personalizado de cada motorista, ajudando a monitorar comportamento no trânsito e calcular taxas de seguro mais baratas pra bons condutores.

Ford Data Drive

Esses são apenas alguns exemplos de investimento da Ford nas ideias e ferramentas que irão colaborar nessa nova revolução da mobilidade. A criação das cidades do amanhã está apenas começando, e podemos contar com o poder da imaginação humana para solucionar os dilemas atuais. Afinal, mais do que sobre a tecnologia em si, é sobre pessoas.

Este texto foi produzido pelo B9 Brand Studio para Ford Motor Company

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro